6 grandes desafios de revisores de texto e como superá-los

Conheça estratégias usadas por revisoras de texto profissionais para superar os principais desafios da profissão.

,25 de fevereiro de 2023

A revisão de texto é uma tarefa crucial em qualquer processo de escrita, pois garante a qualidade e precisão do conteúdo. E, muito mesmo por essa importância, grandes também são os desafios enfrentados por quem revisa.

Nesse contexto, este artigo abordará grandes desafios que os revisores de texto enfrentam e trará também sugestões para superá-los. Desde as questões gramaticais até o gerenciamento de feedbacks, esses desafios têm influência direta na qualidade da revisão. Portanto, é fundamental para profissionais da área aprenderem a superá-los para garantir a a satisfação do cliente.

1. Identificar e corrigir erros gramaticais e ortográficos

Em primeiríssimo lugar, quem revisa textos ter uma boa compreensão gramatical e ortográfica para identificar e corrigir erros no texto.

Aliás, existem várias razões pelas quais podemos não perceber erros gramaticais nos textos:

  1. Processamento automático: quando escrevemos, muitas vezes nosso cérebro processa automaticamente as palavras e as frases, o que pode nos impedir de perceber erros.
  2. Conhecimento incompleto das regras gramaticais: se não temos uma compreensão completa das regras gramaticais, podemos cometer erros sem perceber.
  3. Leitura superficial: se lemos o texto rapidamente, sem prestar atenção aos detalhes, podemos não perceber todos os erros gramaticais.
  4. Distração: se estivemos distraídos enquanto revisamos o texto, estamos mais propensos a não perceber erros.
  5. Falta de prática: revisar textos exige experiência e atenção aos detalhes. Não pare de treinar a revisão!

2. Garantir a clareza e a coesão do texto

O segundo desafio dos revisores de texto é garantir que o texto seja claro e coerente, de modo que o leitor possa compreendê-lo facilmente. Isso pode incluir reorganizar o texto ou adicionar ou remover informações.

Um texto claro e coeso deve ser organizado de maneira que haja progressão de ideias, usar linguagem apropriada para o público-alvo e evitar ambiguidades ou vaguidades. Isso pode ser alcançado com o planejamento dos tópicos que serão abordados, o uso de conectivos e emprego de linguagem consistente (por exemplo, formal, informal, técnica etc.).

3. Garantir a precisão do conteúdo

O terceiro desafio dos revisores de texto é verificar se o conteúdo do texto é preciso e confiável, verificando se as fontes são credíveis e as informações estão atualizadas.

Como isso é possível? É preciso conferir:

  • Qual é a fonte, já que instituições de ensino, institutos de pesquisa e jornais costumam ter informações verificadas por pares ou apuradas jornalisticamente.
  • Quais são as fontes do texto? foram entrevistados especialistas? As citações foram retiradas de livros reconhecidos na área? Essas questões costumam ajudar a detectar fontes confiáveis.
  • Qual é a data de publicação, porque publicações antigas podem ser tiradas de contexto ou estar desatualizadas.

Claro, essas medidas não são exaustivas, mas oferecem um norte para iniciar esse tipo de verificação.

4. Seguir as normas de estilo e formatação

O quarto desafio dos revisores de texto é seguir as normas de estilo e formatação específicas do projeto, a fim de garantir que o texto esteja no formato correto.

Para saber mais sobre padronizações, leia nosso artigo Manuais de redação, estilo e padronização: heróis ou vilões?

5. Trabalhar sob pressão

Muitas vezes a gente precisa trabalhar sob prazos apertados e com um grande volume de demandas, o que pode ser desafiador.

Quem trabalha com revisão de livros didáticos ou revisão de trabalhos acadêmicos sabe: a sazonalidade é um fator real no volume de demandas. Por isso, características como organização, pontualidade, comprometimento podem ser o diferencial na hora de um ex-cliente indicar você para um trabalho.

No entanto, também é necessário ser realista quanto aos prazos e, se o trabalho não for exequível, informar ao cliente a situação.

Como revisar mais rápida e eficientemente

  1. Tenha claro o propósito da revisão: antes de começar a revisar, é importante ter em mente o propósito da revisão. Portanto, converse com o cliente sobre as expectativas em relação ao seu trabalho (por exemplo, se é uma preparação de originais ou revisão mais simples). Isso pode ajudar a determinar quais aspectos precisam de atenção.
  2. Faça uma primeira leitura rápida: passe os olhos pelo texto para ter uma ideia geral do conteúdo e das principais dificuldades que ele vai apresentar durante a revisão. Isso pode ajudar a identificar seções que precisam de mais atenção durante a leitura.
  3. Use ferramentas de revisão: existem várias ferramentas de revisão, como o corretor ortográfico e o gramatical, verificador de repetições, verificador de padronização etc. que podem ajudar a identificar erros rapidamente. No entanto, é importante lembrar que elas nem sempre são 100% precisas, então não confie cegamente!
  4. Use marcas para identificar problemas: ao revisar o texto, você pode usar marcas ou notas para identificar pendências a retomar, depois de toda a leitura. Isso pode ajudar você a se concentrar nas áreas que precisam de mais trabalho em um momento específico, sem “empacar” o restante.
  5. Peça ajuda: se estiver com dificuldade para revisar um texto, peça ajuda a uma pessoa de confiança. Alguém com uma perspectiva diferente pode ajudar a identificar problemas que você pode ter perdido.

6. Lidar com feedbacks

O sexto desafio dos revisores de texto é saber como gerenciar e integrar os feedbacks de outras pessoas de maneira eficaz, de modo a entregar um texto de qualidade.

Como costumo dizer: quem revisa cria uma ponte entre pelo menos três expectativas:

  1. a expectativa de quem escreveu o texto;
  2. a expectativa de quem vai publicar o texto;
  3. a expectativa de quem vai ler o texto.

Ademais, mais cedo ou mais tarde, você vai ter contato com as opiniões desses atores no decorrer da sua carreira. Então, entender críticas, aceitar sugestões razoáveis e defender o seu trabalho de modo técnico são habilidades necessárias para um bom profissional da área de revisão.

***

Por fim, mas não menos importante, se você quer iniciar sua carreira em revisão de textos ou está procurando dicas para melhorar suas habilidades no gerenciamento do seu negócio de revisão, o Manual de sobrevivência do revisor iniciante é uma ótima opção. Com dicas valiosas e práticas, o livro é um guia essencial para qualquer pessoa interessada em se tornar uma revisora de texto de sucesso.


Escrito porCarol Machado,
em25 de fevereiro de 2023.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado