Blog /

Quer ser revisor?

, 15 de fevereiro de 2016

Se você está cheio de dúvidas sobre como ser um revisor de texto profissional, aqui está um compilado das perguntas mais frequentes que já respondemos aos nossos leitores. Esta seção será atualizada sempre que julgarmos necessário.

 
Preciso ser formado em letras para me tornar revisor?

Não, você não precisa ser obrigatoriamente formado em faculdade nenhuma para ser revisor, porém é recomendado que seja.
Embora não seja um background obrigatório, a formação em Letras facilita a sua entrada no mercado de trabalho.

Existem diversas especializações em revisão de texto, além de cursos livres. Assim, você não precisa recomeçar uma faculdade. Além disso, sua formação em Administração ou História pode ser um diferencial, porque você pode começar como um revisor especialista na sua área.
Então, o principal conselho aqui é: foque inicialmente em contatar clientes que trabalhem na área em que você já tem algum conhecimento da linguagem e segurança para atuar.

Leia: A faculdade de Letras e o trabalho do revisor de texto

***

Qual curso de revisão vocês recomendam?

Você pode acessar o artigo em que falamos sobre alguns cursos de especialização. Visite: Especializações em revisão de texto

***

Quais livros para revisores vocês recomendam?

Existem diversas boas obras que você pode adquirir para começar a trabalhar com revisão.

Você precisa ter, pelo menos, um bom dicionário, uma gramática e pode incluir na lista guias de uso e dicionários de dificuldades, porque essas obras mais "direto ao ponto" ajudam a fazer pesquisas rápidas.

Consulte a nossa categoria “Livros”. Temos também o Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante. Leia: revisaoparaque.com/blog/biblioteca

***

Quanto cobrar pelo trabalho?

Não há tabela ou preço fixo para revisão. Você precisa calcular os seus custos e a sua demanda para chegar a um preço justo.

Leia: Seu trabalho vale mesmo R$ 1? | É possível ganhar dinheiro como revisor? | Como cobrar por uma revisão de texto

***

Como conseguir o primeiro trabalho?

Se você ainda está estudando, o melhor é procurar um estágio na área de revisão. Se já terminou seus estudos, precisa se colocar à disposição para fazer testes de revisão.

Leia: Obstáculos a serem superados pelo revisor iniciante | Como iniciar na carreira de revisão

***

O que é lauda?

Há diversas formas de medir o seu trabalho: palavras, horas, laudas ou páginas. Lauda é uma determinada quantidade de caracteres (você pode escolher o tamanho de lauda com que deseja trabalhar).

Leia: Algumas formas de orçar uma revisão de texto | O que é uma lauda?

***

Qual é a diferença entre preparação e revisão?

As duas etapas fazem parte do processo editorial; no entanto, ocorrem em momentos diferentes. A preparação de originais é feita logo depois da tradução, quando se trata da edição de uma obra estrangeira; quando o livro é nacional, será enviado pelo autor para a editora, que o encaminhará para a preparação de originais após a análise do editor. É uma etapa em que se trabalha no Word, tem-se mais liberdade para fazer alterações e indagações ao autor. Trocar ordem de frases, melhorar a coesão, apontar erros factuais são tarefas comuns do preparador de originais.

Depois da diagramação, é hora da revisão de provas. Nesse processo também é verificada ortografia e gramática, mas entram no escopo outras verificações que só são possíveis nessa fase: padronização de títulos, espaçamentos, presença de todas as partes que compõem o livro etc.

Leia: Precisamos falar sobre a diferença entre preparação e revisão de textos


Escrito por Carol Machado,
em 15 de fevereiro de 2016.
Mestranda em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. Autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante. :)
Foto de Carol Machado