Blog /

Quer ser revisor?

,1 de março de 2021

Se você está cheio de dúvidas sobre como ser um revisor de texto profissional, aqui está um compilado das perguntas mais frequentes que já respondemos aos nossos leitores. Esta seção será atualizada sempre que for necessário.

Você também pode solicitar uma consultoria individual, caso não encontre solução para suas dúvidas no site ou tenha interesse em se aprofundar em dúvidas específicas. Entre em contato.

Preciso ser formado em letras para me tornar revisor?

Você não precisa ser obrigatoriamente formado em faculdade nenhuma para ser revisor, todavia é recomendado que seja. Embora não seja um background obrigatório, a formação em Letras facilita a sua entrada no mercado de trabalho.

No Brasil existem não só diversas especializações em revisão de texto como também diversos cursos livres. Assim, você não precisa recomeçar uma faculdade. Além disso, sua formação em Administração ou História pode ser um diferencial, porque você pode começar como um revisor especialista na sua área.

Então, o principal conselho aqui é: foque inicialmente em contatar clientes que trabalhem na área em que você já tem algum conhecimento da linguagem e segurança para atuar.

Leia: A faculdade de Letras e o trabalho do revisor de texto

Qual curso de revisão você recomenda?

Eu não costumo recomendar cursos de revisão pois não os conheço profundamente. A fim de tentar ajudar com essa dúvida, escrevi um artigo e tento atualizá-lo reunindo links de alguns cursos de especialização presenciais e a distância. 

Visite: Especializações em revisão de texto

No entanto, se você procura algo mais rápido e com teor prático na área de revisão de texto, recomendo que dê uma olhada na minha proposta de consultoria em revisão com feedback!

Faça uma consultoria individual com feedback de revisão

Quais livros para revisores você recomenda?

Hoje existem diversas obras que você pode adquirir para começar a trabalhar com revisão, inclusive, por exemplo, o Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante, que é prata da casa, e o Revisão de Textos Acadêmicos. :)

Você precisa ter, pelo menos, um bom dicionário, uma gramática e pode incluir na lista guias de uso e dicionários de dificuldades, porque essas obras mais "direto ao ponto" ajudam a fazer pesquisas rápidas.

Consulte a nossa categoria Biblioteca

Quanto cobrar pelo trabalho?

Não há tabela ou preço fixo para revisão. Você precisa calcular seus custos e sua demanda a fim de chegar a um preço justo.

Caso queira ter uma ideia de o que o mercado tem cobrado, veja esta pesquisa feita no Instagram.

Leia o e-book grátis Precificação para revisores

Como conseguir o primeiro trabalho?

Se você ainda está estudando, o melhor é procurar um estágio na área de revisão. Entretanto, se já terminou seus estudos, precisa se colocar à disposição para fazer testes de revisão.

Leia: Obstáculos a serem superados pelo revisor iniciante | Como iniciar na carreira de revisão (Podcast)

O que é lauda?

Tanto no mercado editorial quanto fora dele, há diversas formas de medir o seu trabalho: palavras, horas, laudas ou páginas.

Lauda é uma determinada quantidade de caracteres que pode levar em consideração os espaços em branco ou não, por exemplo, existem laudas que vão de 1200 caracteres com espaços até 2100 caracteres com espaços. Além disso, você pode escolher o tamanho de lauda com que deseja trabalhar.

Leia: Algumas formas de orçar uma revisão de texto | O que é uma lauda?

Qual é a diferença entre preparação e revisão?

As duas etapas fazem parte do processo editorial; no entanto, ocorrem em momentos diferentes. A preparação de originais é feita logo depois da tradução quando se trata da edição de uma obra estrangeira e quando o livro é nacional, será enviado pelo autor à editora, que o encaminhará para a preparação de originais após a análise do editor. É uma etapa em que se trabalha no Word, tem-se mais liberdade para fazer alterações e indagações ao autor. Portanto, trocar ordem de frases, melhorar a coesão, apontar erros factuais são tarefas comuns do preparador de originais.

Por fim, depois da diagramação, é hora da revisão de provas. Nesse processo também é verificada ortografia e gramática, mas entram no escopo outras verificações que só são possíveis nessa fase: padronização de títulos, espaçamentos, presença de todas as partes que compõem o livro etc.

Leia: Precisamos falar sobre a diferença entre preparação e revisão de textos

O que são alterações controladas?

É um recurso do Microsoft Word, software de edição de texto mais usado pelos revisores, cujo objetivo é todas as alterações feitas em um arquivo por uma pessoa. Portanto, os revisores usam essa ferramenta para mostrar ao cliente o que foi feito no arquivo dele durante a leitura profissional.

Assista ao tutorial: Introdução às alterações controladas

O que são sinais de revisão?

Sinais de revisão são símbolos padronizados usados principalmente na etapa de revisão de provas feita em papel. Dessa forma, eles são úteis na comunicação entre a equipe editorial e ajudam a organizar o pedido de emendas no texto pelos revisores e editores.

Leia o Guia de Sinais de Revisão e baixe gratuitamente os Carimbos de revisão


Escrito porCarol Machado,
em1 de março de 2021.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado