Mais links úteis na hora de escrever e revisar um texto

Já faz algum tempo que publiquei um primeiro post de links úteis. Foi bem no começo deste blog. Confira os novos links e aproveite!

,24 de abril de 2019

Já faz algum tempo que publiquei um primeiro post de links úteis. Foi bem no começo deste blog. Que nostalgia. :')
Desde então, surgiram novas ferramentas, tão legais quanto aquelas e que valem o clique.

Além de links úteis para quem escreve, trouxe também dois aplicativos interessantes para quem precisa trocar arquivos e compactar PDF, entre outras facilidades.

Aproveite! :D

Dicionarios.cc

Um verdadeiro hub dos principais dicionários disponíveis na internet. Em língua portuguesa, disponibiliza as primeiras entradas do verbete pesquisado em cada dicionário.

dicionariosCC

Dicionário Criativo

É tipo um dicionário de termos análogos, mas mais completo. Traz a definição da palavra, metáforas, imagens, enfim, muito conteúdo relacionado à rede semântica de cada vocábulo.

Dicionário Caldas Aulete

O Aulete Digital mudou de casa e agora é só aulete.com.br (antes era hospedado na UOL). É um dicionário bacana para complementar pesquisas sobre palavras e está sempre à mão, por ser on-line e gratuito.

Dicionário Analógico

dicionario-analogico-aulete

Com a mudança de endereço do Aulete, veio com ele uma nova ferramenta: um dicionário de termos análogos, ou ideias afins. Traz uma rede de palavras ligadas semanticamente à pesquisa, em formato de mapa conceitual.

Gramática do Celso Cunha

Precisa de uma consulta gramatical simples e rápida? A Gramática Básica do Português Contemporâneo (Celso Cunha) pode ajudar.
Aborda assuntos como pontuação, ortografia, termos da oração e classe de palavras.

Dicionário inglês > inglês Oxford

Dicionário de inglês reconhecido por estar sempre a par das últimas novidades lexicais. Registra palavras como selfie, entre outros vocábulos vindos do mundo da tecnologia e das redes sociais.

Íntegra do texto do Novo Acordo (MEC)

É certo que os manuais sobre a nova ortografia ajudam bastante, mas é importante também saber o que diz o texto do Novo Acordo Ortográfico.
Lembre-se de que manuais sempre são uma seleção do que o autor da obra julga importante. ;)

Lista de reduções mais recorrentes (ABL)

Academia Brasileira de Letras

Quando bater aquela dúvida sobre como se escreve uma abreviação ou abreviatura, você pode recorrer à lista oferecida pela Academia Brasileira de Letras.

SmallPDF

O SmallPDF permite comprimir, retirar páginas e desbloquear arquivos no formato PDF, entre outras funções.

WeTransfer

Para trocar arquivos pesados de forma simples, o WeTransfer é bem bacana. Você só precisa preencher um campo com seu e-mail, outro com o e-mail de quem vai receber o link do arquivo para download e subir o arquivo no site.

***

Vamos bater um papo? Siga o perfil do blog no Instagram: @revisaoparaque.


Escrito porCarol Machado,
em24 de abril de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado