ABL responde #1: Telentrega ou Tele-entrega?
Há muito tempo, em uma galáxia perdida, fiz a seguinte pergunta à Academia Brasileira de Letras: Pergunta : telentrega ou tele-entrega? Gostaria de saber qual das duas grafias é correta, uma vez que não foi encontrada a ocorrência no VOLP online. Obrigada. Meses depois, muito gentilmente, obtive a resposta
— Carol Machado, 31 de março de 2020
Há muito tempo, em uma galáxia perdida, fiz a seguinte pergunta à Academia Brasileira de Letras:
Pergunta : telentrega ou tele-entrega? Gostaria de saber qual das duas grafias é correta, uma vez que não foi encontrada a ocorrência no VOLP online. Obrigada.
Meses depois, muito gentilmente, obtive a resposta:
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS |
|
ABL RESPONDE
Resposta : Baseando-nos na regra da Base XVI do novo Acordo "Do hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação letra A- Nas formações com prefixos 1º Emprega-se o hífen: a) quando o 1º elemento termina por vogal igual à que inicia o 2º elemento: anti-inflamatório, arqui-inteligente, auto-observação, etc.", infere-se garfar-se (sic) tele-entrega, já que não há registro, ainda, de tal palavra no Volp. Não descartando a possibilidade da grafia telentrega (teríamos de consultar a equipe de Lexicografia responsável pela elaboração do Volp), já que o Volp registra teleducação e teleducando. Moral da história - 1:As duas formas estão corretas, até que se prove o contrário. Moral da história - 2:Se tens pressa, não pergunte à ABL. UPDATE: agora eles responde mais rápido.
|