ABL responde #1: Telentrega ou Tele-entrega?

Há muito tempo, em uma galáxia perdida, fiz a seguinte pergunta à Academia Brasileira de Letras: Pergunta : telentrega ou tele-entrega? Gostaria de saber qual das duas grafias é correta, uma vez que não foi encontrada a ocorrência no VOLP online. Obrigada. Meses depois, muito gentilmente, obtive a resposta

,31 de março de 2020

Há muito tempo, em uma galáxia perdida, fiz a seguinte pergunta à Academia Brasileira de Letras:

Pergunta : telentrega ou tele-entrega? Gostaria de saber qual das duas grafias é correta, uma vez que não foi encontrada a ocorrência no VOLP online. Obrigada.

Meses depois, muito gentilmente, obtive a resposta:

telentrega ou tele-entrega

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

ABL RESPONDE 

Resposta : Baseando-nos na regra da Base XVI do novo Acordo "Do hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação letra A- Nas formações com prefixos 1º Emprega-se o hífen:

a) quando o 1º elemento termina por vogal igual à que inicia o 2º elemento: anti-inflamatório, arqui-inteligente, auto-observação, etc.", infere-se garfar-se (sic) tele-entrega, já que não há registro, ainda, de tal palavra no Volp.

Não descartando a possibilidade da grafia telentrega (teríamos de consultar a equipe de Lexicografia responsável pela elaboração do Volp), já que o Volp registra teleducação e teleducando.

Moral da história - 1:

As duas formas estão corretas, até que se prove o contrário.

Moral da história - 2:

Se tens pressa, não pergunte à ABL.

UPDATE: agora eles responde mais rápido.

 


Escrito porCarol Machado,
em31 de março de 2020.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado