Ah, o profissional de letras!
O profissional de letras não se limita a ser um só. Ele é professor, revisor, editor, tradutor, contador de histórias, escritor, redator e por aí vai.
— Carol Machado,21 de maio de 2020
Dia 21 de maio é comemorado o dia do profissional de letras. Por isso, neste texto, quero fazer uma pequena homenagem a esses profissionais ainda tão incompreendidos pela sociedade.
Siga-me também no Instagram! :)
Quem, afinal, é o profissional de letras
O profissional de letras é apaixonado pela linguagem. Estuda fonologia, morfologia e sintaxe. E semântica, pragmática, etimologia (aaah, as aulas de latim...), enfim.
Ele lê. Lê de tudo.
Porque, ainda que não escolha ser especificamente profissional de literatura, o beletrista adora histórias atemporais, daquelas que são lidas muito mais de uma vez na vida. Alguns também se especializam em contar essas histórias.
O profissional de letras não é um dicionário ambulante, mas certamente saberá indicar um se você precisar. O mesmo para gramáticas. O mesmo para romances. Para livros em geral — melhor dizendo.
Há o profissional de letras que gosta mais de estudar línguas estrangeiras. Há aquele cuja maior paixão é o vernáculo.
Ele usa palavras estranhas como "vernáculo", "léxico"... e expressões como "sob a égide", por exemplo. De vez em quando, "escapar-se-á" até uma mesóclise. Entretanto, não é de propósito. É, na verdade, mais forte do que ele. Juro!
Esse pessoal das letras pode até viver com a cara enterrada nos livros, mas também gosta de prestar atenção no modo como as pessoas falam, escrevem, se expressam. Afinal, somos grandes curiosos da linguagem humana como um todo: da norma-padrão à variação ou do literário ao técnico.
Portanto, como você pode ver, o profissional de letras não se limita a ser um só. Ele é professor, revisor, editor, tradutor, contador de histórias, escritor, redator e por aí vai.
Por fim, desejo a todos um excelente dia e uma carreira recheada de conquistas, realizações, reconhecimento e alegria. Parabéns, colegas!
Quer saber mais sobre a carreira em revisão de textos? Leia o Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante!