Equipamentos de trabalho do revisor: o que uso no dia a dia

Se você não sabe por onde começar a montar o seu escritório, este post foi escrito especialmente para ajudá-lo nessa tarefa. :)

,9 de dezembro de 2019

O equipamento de trabalho do revisor pode ser relativamente simples. Em geral é preciso um computador, numa mesa e cadeira confortáveis, pois as horas de trabalho são longas. Agora, que tipo de computador é o ideal para o revisor não passar perrengue? E como montar um setup de trabalho que maximize a produtividade?

Eu não tenho as respostas definitivas para essas perguntas, mas posso mostrar os equipamentos de trabalho que uso no meu dia a dia como revisora. Você pode tomar o que mostro aqui como uma base, escolhendo adquirir aos poucos o que for melhor para a sua realidade. Pelo menos foi assim que fiz. 😊

Se você tiver ainda alguma dúvida, entre em contato comigo aqui.

Notebook

Eu trabalho num notebook médio. Não é um modelo top da Asus, mas também, creio, não é o mais barato. As configurações dele são: 4GB de memória RAM, processador i5, tela de 15,6 polegadas. Originalmente ele vinha com um HD de 1 TB de espaço, mas troquei por um SSD de 120 GB, que é um espaço suficiente para minhas necessidades. A vantagem do SSD para o HD é que os programas abrem muito mais rapidamente. Assim, muito mesmo. Se o seu computador está lento, tente trocar o HD por SSD. Vale a pena!

Modelo de computador: https://amzn.to/2C51p1Q

Modelo de SSD: https://amzn.to/2NaDRio

Monitor externo

Embora eu tenha um notebook pela conveniência da opção de mobilidade, em casa ele fica plugado o tempo todo em um monitor externo de 24 polegadas. Assim, se for preciso, tenho a opção de usar o notebook como segunda tela. Os motivos são trabalhar numa tela maior e ser ergonomicamente mais confortável por ficar na altura correta. Além disso, na questão ergonomia, também substituí o “pé” que vem com o monitor por um suporte regulável que fica preso à mesa. Outra vantagem é que o desgaste sofrido pela “carcaça” do notebook é bem menor nessas condições.

Modelo de monitor: https://amzn.to/34tXQy6

Modelo de suporte: https://amzn.to/33d4b0L

Teclado e mouse externos

Você deve ter notado que eu uso o notebook como CPU quando estou em casa. Por deixá-lo fechado o tempo todo, também uso teclado e mouse externos. Meu computador foi comprado em Portugal, então o teclado dele não é ABNT 2. Não que seja impossível a adaptação, mas digitar num teclado no padrão brasileiro é bem mais eficiente para mim. Por isso uso um teclado sem fio.

Já o mouse é mesmo indispensável. Acho impossível ser produtiva usando o touchpad do notebook. Não bastasse a clara vantagem de produtividade do mouse, ainda fui atrás de um em que pudesse configurar atalhos para as macros de Word que mais uso. Foi assim que acabei com um rato de 18 botões. 😁

Funciona assim: no Word configuro atalhos para as macros; por exemplo, tenho uma que coloca um ponto depois da palavra e sobe a caixa da inicial da próxima, cujo atalho é [alt] + [.]. No software de configuração do mouse, eu coloco que o botão 6 corresponde às teclas [alt] + [.].

Modelo de teclado: https://amzn.to/2C9eRlb

Modelo de mouse: https://amzn.to/2PK6vsc (não é da mesma marca do meu, mas é igual)

Fones de ouvido

Já falamos aqui no blog sobre como o ruído pode nos atrapalhar nas atividades que precisam de muita concentração. Um sonho de princesa que sempre tive foi ter um bom fone com cancelamento de ruído. Até que, no início deste ano, consegui comprar o bendito fone em uma promoção. Yay!

ferramentas do revisor - fone de ouvido

Ele melhorou muito minha qualidade de vida durante o expediente, porque se tem uma coisa de que meus vizinhos gostam essa coisa é: obras. Agora consigo me estressar menos com a bateção.

Modelo do fone de ouvido: https://amzn.to/2Nd7zmY

Cadeira

Algo que sempre digo & repito: ninguém consegue ter um home office eficiente sem uma cadeira muito confortável. Se você está pesquisando no Pinterest o escritório perfeito, tenha em mente que as cadeiras lindíssimas que as fotos mostram são pura ilusão. Muitas vezes não têm nem uma almofadinha para aliviar o traseiro.

Acredite, você vai passar muitas horas em cima dela, então invista nisso! Aliás, a cadeira foi a primeira coisa que comprei para o meu home office atual, porque estava trabalhando num modelo feito para acompanhar mesas de jantar.

Uma dica importante na hora de adquirir sua cadeira: para um maior conforto, escolha os modelos com rodinhas e apoio para braços.

Comprei a minha cadeira na Ikea, mas este modelo da Amazon é parecido: https://amzn.to/2WG5L9e

Resumindo

Destaquei aqui os itens que considero mais importantes para o meu dia a dia. Como disse, não comprei tudo no mesmo dia, pois a construção do home office, para quem precisa pagar boletos no fim do mês, é gradual. Até porque no início nem sabemos bem do que vamos precisar.

Espero que o post tenha ajudado a esclarecer um pouco sobre os equipamentos de trabalho do revisor de textos!


Este post contém links do programa de afiliados da Amazon. Se você adquirir qualquer item clicando nos links desta página, ganharei uma pequena comissão em troca da indicação.


Escrito porCarol Machado,
em9 de dezembro de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado