Descubra palavrões usando o dicionário de exclusão do Word

Como destacar palavrões e outros termos indesejáveis em alguns programas do pacote Office (Word, Excel e PowerPoint) utilizando o dicionário de exclusões.

, 16 de julho de 2014

Todos sabemos o quão catastrófico pode ser um palavrão ou uma palavra indesejável fora de contexto, seja numa conversa, seja em alguma publicação. Mesmo que a palavra esteja lá claramente por um descuido qualquer, ela causará desconforto ao leitor, a publicação pode ser satirizada, além do redator e o revisor se passarem por relapsos. Esses acidentes são mais comuns do que se imagina e deixam sempre uma forte impressão.

Este post vai mostrar uma forma fácil de destacar palavrões e outros termos indesejáveis em todos os programas do seu pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint.

Como encontrar o dicionário de exclusão no seu computador

1. Para as versões do Office 2007, 2010 ou 2013, conforme a sua versão de sistema operacional, ele estará no seguinte caminho:

Windows 7 e 8:
C:\Users\NomedeUsuário\AppData\Roaming\Microsoft\UProof

Windows XP:
C:\Documents and Settings\NomedeUsuário\Dados de aplicativos\Microsoft\UProof

Como encontrar a pasta AppData

Ao entrar na pasta com seu nome de usuário, é provável que você não veja a pasta AppData. Para vê-la, siga os passos abaixo:

No Windows XP: vá a Iniciar, Painel de Controle, Opções de pasta, Modo de exibição, Mostrar pastas e arquivos ocultos.

Como editar o dicionário de exclusões do Word no Windows XP

No Windows 7: vá a Iniciar, Painel de Controle, Opções de pasta, Modo de exibição. Em Configurações avançadas, procure por Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas e deixe essa opção marcada.

No Windows 8: vá à tela Iniciar e procure pelo ícone do Windows Explorer (não confundir com o navegador Internet Explorer) ou abra qualquer pasta de arquivos em seu computador. Na parte superior da janela, clique na guia Exibir e deixe marcadas as caixas Extensões de nomes de arquivos e Itens ocultos.

2. Ao chegar à pasta UProof, você deverá encontrar o arquivo de português brasileiro. O arquivo com as palavras em português se chama ExcludeDictionaryPB0416. O arquivo para palavras em inglês americano (caso deseje também inserir termos indesejáveis em inglês) se chama ExcludeDictionaryEN0409.

3. Abra o arquivo ExcludeDictionaryPB0416 clicando com o botão direito do mouse sobre ele, vá a Abrir com... e selecione o Bloco de notas (Notepad). Ele abrirá como um arquivo do Bloco de notas e provavelmente estará vazio.

4. Agora basta digitar uma lista de palavras com cada palavra em uma linha diferente. Salve (Arquivo > Salvar ou clicando Ctrl + S no teclado) e feche o arquivo (e também o Word ou qualquer outro programa do Office, caso esteja com algum aberto).

Pronto! Agora, toda vez que digitar em algum documento do Word qualquer palavra que esteja na lista, o corretor ortográfico a marcará como erro.

Fiz alguns testes no Word 2013 que mostraram que quando o termo ou palavrão não é inserido no dicionário de exclusão, o corretor do Word não o aponta como erro. Com isso, você não terá mais problemas.

Algumas dicas

– Você pode fazer o backup desse arquivo com a lista de palavras sempre que achar necessário e substituí-lo a cada nova instalação do Office (para não ter o trabalho de sempre refazer a lista do zero).
– Se quiser criar uma lista mais rapidamente, faça uma busca no Google por listas de palavrões.
– Outra dica é atualizar esse arquivo com palavras ou termos que seu cliente não deseja usar em seus materiais.


Escrito por Allan Moraes,
em 16 de julho de 2014.
Paulistano, divide o tempo entre tentar aprender línguas, livros de filosofia e o trabalho como revisor freelancer.
Foto de Allan Moraes