Tutorial: converter PDF para DOC com o Wordfast Anywhere

,23 de setembro de 2019

De tempos em tempos com dúvidas sobre como cobrar pela revisão de arquivos em PDF. Para ajudar com essa tarefa, fizemos este tutorial de como converter PDF para DOC de forma prática e segura.

O problema dos orçamentos geralmente é: cobrar pelo aspecto geral do PDF? Por página? Pelo tempo gasto na revisão? Mas e a quantidade de texto? E se o cliente achar o valor injusto? E se, pior ainda, ele disser que “Muitas páginas do PDF não contêm nada de texto!”? Vamos por partes...

A forma comum de orçar revisão

O que se faz, geralmente, é cobrar pelo PDF de acordo com seu aspecto geral, formatação, quantidade de páginas sem texto, etc., e estabelecer um valor para aquele documento. O problema é que o PDF de páginas de uma revista, por exemplo, pode conter bem menos texto que o PDF de um livro; e o PDF de um banner de uma agência de marketing pode conter ainda menos texto que qualquer outro documento.

Outro problema é que há PDFs com os quais é possível selecionar e copiar o texto, aqueles produzidos por programas a partir de um documento eletrônico (e alguns revisores fazem isso, tendo em vista a cobrança por caracteres ou por palavras), mas há aqueles PDFs de documentos escaneados que são como uma imagem, dos quais não é possível selecionar e copiar o texto.

Alguns podem não concordar com essa forma de cobrança de PDFs com base na contagem de caracteres, já que PDFs exigem maior atenção, é preciso inserir notas e marcações (ou seja, a alteração não é feita diretamente no documento), além de conferir formatação e outros aspectos.

A questão é que seu valor pela cobrança do PDF com base em caracteres pode ser reajustado, e é apenas uma forma de tornar mais clara a relação e aspectos da cobrança entre o revisor e seu cliente. Você pode, inclusive, enviar ao seu cliente, junto com o PDF revisado, o arquivo em formato Word com o número de caracteres.

Como se revisa em PDF

O trabalho é feito no PDF, mas quando seu cliente perceber que a cobrança foi feita com base em caracteres (ou até mesmo palavras), isso torna a cobrança mais clara e mais “tangível” do que uma cobrança com base no “aspecto geral” do PDF.

Enfim, acredito que há diversas formas e soluções a serem descobertas nesse sentido, sempre tendo em vista tornar mais rápido o trabalho do revisor e também tornar mais clara sua relação com o cliente.

O problema dos conversores gratuitos de PDF

Neste ponto, você deve pensar: “Há diversos programas gratuitos e até mesmo sites de conversão de PDF para o formato Word. Por que não usá-los?”. Sim, existem muitos. Porém, muitos programas fazem uma conversão de baixa qualidade, com complementos inúteis ou que não chegam a executar a conversão de forma adequada de PDFs mortos.

Quanto aos sites, é preciso atenção à política de privacidade. Há muitos sites que podem usar os documentos que você envia a eles da forma que bem entendem (inclusive vendendo informações). Por isso é importante ter em mente que isso pode ser um risco para seus clientes.

Vantagem do Wordfast Anywhere

O Wordfast Anywhere, apesar de ser um serviço online, tem política de privacidade e termos de uso que garantem sigilo e proteção em relação aos documentos que você envia. De forma mais simples, sob o aspecto de privacidade, ele é o serviço grátis mais apropriado para a conversão de seus arquivos.

Use o Word para converter PDFs também

A Carol me falou também sobre o Office 2013/2016/2019, que converte PDFs para formato doc com ótima qualidade, tornando fácil a contagem de caracteres. Apesar de o arquivo doc ter ficado pesado (o PDF de 2 MB ficou com 33 MB no formato doc, o que pode ser um problema caso você queira enviá-lo por e-mail ao seu cliente), acredito que será um ótimo substituto para todos os programas de conversão de PDF existentes.



Assista ao tutorial, faça perguntas, envie comentários e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, pois vamos trazer mais novidades. :)


Escrito porAllan Moraes,
em23 de setembro de 2019.
Paulistano, divide o tempo entre tentar aprender línguas, livros de filosofia e o trabalho como revisor freelancer.
Foto deAllan Moraes