Uso do hífen: prazo-limite ou prazo limite? Data-limite ou data limite?

Prazo limite tem hífen? E data limite? Aprenda um pouco mais sobre o uso do hífen em palavras compostas neste artigo.

,7 de outubro de 2019

Prazo limite ou prazo-limite? Data limite ou data-limite? Os hifens ainda causam alguma confusão, muito por causa das mudanças feitas pelo Acordo Ortográfico de 1990, tornando-se pedrinhas nos sapatos de quem escreve em língua portuguesa, principalmente dos profissionais, como redatores, tradutores e revisores de texto.

Data-limite nos dicionários

O dicionário Priberam registra "data-limite" como substantivo composto:

da·ta·-li·mi·te
substantivo feminino
Data ou momento em que algo deverá estar terminadodata em que expira o prazo (ex.: a data-limite para a entrega do trabalho é o primeiro dia do próximo mês).
Plural: datas-limite ou datas-limites.

("data-limite", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, www.priberam.pt/dlpo/data-limite [consultado em 14-05-2018].)

 

Também o VOP (Vocabulário Ortográfico Português) traz a palavra com hífen:

da·ta-li·mi·te

singular data-limite
plural datas-limite

 

No dicionário da Porto Editora:
data-limite
da.ta-li.mi.te datɐliˈmit(ə)
nome feminino
momento em que expira um prazo
(data-limite in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-05-14 22:08:13]. Disponível na Internet: 
--

 

(Trecho escrito por Janice Souza. Pergunta feita à ABL no dia 15 de junho de 2014.)

Há vários questionamentos a respeito de situações que não parecem ter sentido na grafia em vigor. Então, quando vejo uma expressão que me causa dúvida e não acho no Volp uma parecida para usar regra por associação (e fazer associações já é arriscado, pois exige uma pesquisa de mais uma boa fonte, devido às exceções), pergunto à ABL.

Prazo limite tem hífen? E data limite?

Pergunta: Boa noite, a minha dúvida é em relação a expressões como prazo(-)limite, data(-)limite. Esses compostos com "limite" são hifenizados? Não os encontrei no Vocabulário. Desde já, obrigada!

Resposta: Prezada consulente, quando um substantivo qualificar outro substantivo, formando com ele um novo conceito, utilize o hífen: palhaço-fantasma, palavra-chave, sequestro-relâmpago etc. Escreva data-limite, prazo-limite, zona-limite, situação-limite etc. De nada, disponha.

Conclusão

Embora os dicionários brasileiros e o VOLP se omitam em relação ao uso do hífen em compostos cujo segundo elemento seja "limite", a resposta da ABL, somada às referências de português europeu, dão-nos alguma segurança na utilização desse hífen.


Escrito porCarol Machado,
em7 de outubro de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado