Uso do hífen: prazo-limite ou prazo limite? Data-limite ou data limite?

Prazo limite tem hífen? E data limite? Aprenda um pouco mais sobre o uso do hífen em palavras compostas neste artigo.

, 2 de novembro de 2013

Prazo limite ou prazo-limite? Data limite ou data-limite? Os hifens ainda causam alguma confusão, muito por causa das mudanças feitas pelo Acordo Ortográfico de 1990, tornando-se pedrinhas nos sapatos de quem escreve em língua portuguesa, principalmente dos profissionais, como redatores, tradutores e revisores de texto.

Data-limite nos dicionários

O dicionário Priberam registra "data-limite" como substantivo composto:

da·ta·-li·mi·te
substantivo feminino
Data ou momento em que algo deverá estar terminadodata em que expira o prazo (ex.: a data-limite para a entrega do trabalho é o primeiro dia do próximo mês).
Plural: datas-limite ou datas-limites.

("data-limite", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, www.priberam.pt/dlpo/data-limite [consultado em 14-05-2018].)

 

Também o VOP (Vocabulário Ortográfico Português) traz a palavra com hífen:

da·ta-li·mi·te

singular data-limite
plural datas-limite

 

No dicionário da Porto Editora:
data-limite
da.ta-li.mi.te datɐliˈmit(ə)
nome feminino
momento em que expira um prazo
(data-limite in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-05-14 22:08:13]. Disponível na Internet: 
--

 

(Trecho escrito por Janice Souza. Pergunta feita à ABL no dia 15 de junho de 2014.)

Há vários questionamentos a respeito de situações que não parecem ter sentido na grafia em vigor. Então, quando vejo uma expressão que me causa dúvida e não acho no Volp uma parecida para usar regra por associação (e fazer associações já é arriscado, pois exige uma pesquisa de mais uma boa fonte, devido às exceções), pergunto à ABL.

Prazo limite tem hífen? E data limite?

Pergunta: Boa noite, a minha dúvida é em relação a expressões como prazo(-)limite, data(-)limite. Esses compostos com "limite" são hifenizados? Não os encontrei no Vocabulário. Desde já, obrigada!

Resposta: Prezada consulente, quando um substantivo qualificar outro substantivo, formando com ele um novo conceito, utilize o hífen: palhaço-fantasma, palavra-chave, sequestro-relâmpago etc. Escreva data-limite, prazo-limite, zona-limite, situação-limite etc. De nada, disponha.

Conclusão

Embora os dicionários brasileiros e o VOLP se omitam em relação ao uso do hífen em compostos cujo segundo elemento seja "limite", a resposta da ABL, somada às referências de português europeu, dão-nos alguma segurança na utilização desse hífen.


Escrito por Carol Machado,
em 2 de novembro de 2013.
Mestranda em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. Autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante. :)
Foto de Carol Machado