Uso do hífen: prazo-limite ou prazo limite? Data-limite ou data limite?
Prazo limite tem hífen? E data limite? Aprenda um pouco mais sobre o uso do hífen em palavras compostas neste artigo.
— Carol Machado,7 de outubro de 2019
Prazo limite ou prazo-limite? Data limite ou data-limite? Os hifens ainda causam alguma confusão, muito por causa das mudanças feitas pelo Acordo Ortográfico de 1990, tornando-se pedrinhas nos sapatos de quem escreve em língua portuguesa, principalmente dos profissionais, como redatores, tradutores e revisores de texto.
Data-limite nos dicionários
O dicionário Priberam registra "data-limite" como substantivo composto:
da·ta·-li·mi·te
substantivo feminino
Data ou momento em que algo deverá estar terminado; data em que expira o prazo (ex.: a data-limite para a entrega do trabalho é o primeiro dia do próximo mês).
Plural: datas-limite ou datas-limites.
da·ta-li·mi·te
singular | data-limite |
---|---|
plural | datas-limite |
da.ta-li.mi.te datɐliˈmit(ə)
nome feminino
momento em que expira um prazo
(Trecho escrito por Janice Souza. Pergunta feita à ABL no dia 15 de junho de 2014.)
Há vários questionamentos a respeito de situações que não parecem ter sentido na grafia em vigor. Então, quando vejo uma expressão que me causa dúvida e não acho no Volp uma parecida para usar regra por associação (e fazer associações já é arriscado, pois exige uma pesquisa de mais uma boa fonte, devido às exceções), pergunto à ABL.
Prazo limite tem hífen? E data limite?
Pergunta: Boa noite, a minha dúvida é em relação a expressões como prazo(-)limite, data(-)limite. Esses compostos com "limite" são hifenizados? Não os encontrei no Vocabulário. Desde já, obrigada!
Resposta: Prezada consulente, quando um substantivo qualificar outro substantivo, formando com ele um novo conceito, utilize o hífen: palhaço-fantasma, palavra-chave, sequestro-relâmpago etc. Escreva data-limite, prazo-limite, zona-limite, situação-limite etc. De nada, disponha.
Conclusão
Embora os dicionários brasileiros e o VOLP se omitam em relação ao uso do hífen em compostos cujo segundo elemento seja "limite", a resposta da ABL, somada às referências de português europeu, dão-nos alguma segurança na utilização desse hífen.