4 formas de receber indicações para fechar mais trabalhos de revisão de texto

As indicações, o famoso boca a boca, são uma excelente forma de conseguir trabalho, tanto pelo baixo custo de aquisição de cliente quanto pela maior chance de fechar negócio.

,22 de abril de 2022

Que propaganda é a alma do negócio a gente já sabe. Agora, melhor que propaganda, só mesmo receber indicações de pessoas conhecidas para fechar mais trabalhos de revisão de texto. 

As indicações têm muitas vantagens. Custam zero reais, são grátis, free, você não precisa investir nada em dinheiro para conseguir, ou seja, seu CAC é zero. Além disso, quando o cliente chega por alguma indicação, é muito mais provável que ele feche negócio com você.

Outro ponto interessante é que não existe apenas um tipo de indicação – pelo contrário, existem vários. Pode ser um cliente ou até mesmo colega que trabalhou com você e ficou satisfeito. Ainda, pode ser um amigo que sabe que você revisa textos e indicou para alguém que estava precisando.

Assim, se você ainda não tem muitas experiências formais em revisão de textos, não se desespere ainda! É totalmente possível receber indicações sem ter milhares de páginas revisadas no currículo.

1. Interaja com os colegas em grupos

Hoje em dia existem pilhas e pilhas de grupos de revisão dos quais você pode fazer parte. Networking definitivamente não é mais uma dificuldade. Dos grupos gratuitos aos pagos, aposte na boa convivência com todos, ajude e peça ajuda quando precisar. Acredite: ajudar alguém vai ser um diferencial para essa pessoa e para o resto do grupo lembrar de você quando for preciso indicar alguém.

Bônus: quando voltarem os eventos presenciais, faça um esforço para participar deles. Esse contato pessoal faz toda a diferença na hora de receber convites de trabalho.

Ah, também vale a pena estar em grupos com pessoas cujo perfil você gostaria de atender: comunicadores, acadêmicos, escritores independentes etc.

Aliás, eu tenho um post todinho dedicado à interação em grupos de revisores. É só passar os olhos aqui.

2. Conte para todo mundo que você revisa textos

Às vezes, as indicações vêm de lugares inusitados. Vai que, por exemplo, a sua tia conhece alguém que escreveu um livro ou vai apresentar uma monografia e precisa de revisão? Por isso, não se acanhe e conte também para as pessoas normais que você revisa. E todo lugar é lugar – redes sociais, pessoalmente, por telefone, Whats. Só não vá importunar as pessoas enviando mensagens o tempo todo, tá?

3. Peça depoimentos dos seus clientes

Se existe propaganda melhor do que um cliente satisfeito, desconheço. Então, quando finalizar uma revisão, peça à pessoa que te contratou para que escreva ou grave um pequeno depoimento a respeito de como foi trabalhar com você.

Para incentivar as pessoas a fazerem isso, também é possível criar um programa de indicações, em que a cada trabalho fechado por indicação a pessoa que indicou ganha x% de desconto nas revisões dela. Isso é bacana para quem trabalha com revisão de textos acadêmicos, por exemplo, porque você pode conseguir uma turma grande de formandos dessa maneira.

Resumindo: incentive o boca a boca e crie provas sociais de que o seu trabalho é excelente!

4. Crie um ótimo conteúdo

Não foram poucas as vezes em que recebi indicações de pessoas que eu não conheço, mas que confiam em mim por causa do conteúdo que compartilho por aqui. Então, posso dizer que, sim, criar bom conteúdo ainda funciona muito! Seja em blog, seja nas redes sociais, o seu conteúdo precisa transparecer o que você sabe, mas sem ser esnobe ou arrogante, por favor.

Enfim, por meio do seu conteúdo, você pode ajudar seus possíveis clientes, colegas e de quebra fechar muitos negócios. 😉

capa do livro mostre seu trabalho

“No minuto em que você aprender alguma coisa, [...] ensine aos outros. Compartilhe sua lista de leitura. Aponte para materiais de referência úteis. Crie alguns tutoriais e publique-os na internet. Use imagens, palavras e vídeo. Mostre parte do seu processo, passo a passo.” 

Austin Kleon, no Mostre seu trabalho!

Bônus: ensinar é uma ótima forma de estudar. Não crie conteúdos mais do mesmo ou senso comum. Vá a fundo na questão que vai comentar e se aproprie do tema, mesmo que o conteúdo da postagem seja mais superficial.

Receber indicações não é uma tarefa passiva

Por fim, mesmo que estejamos falando de indicações, ou seja, ações espontâneas de outras pessoas, note que é possível estimular esse comportamento e direcioná-lo para algo que seja do seu interesse. 

Portanto, se você está precisando fechar mais trabalhos, não fique esperando que por um acaso eles venham até você. Usando todas essas estratégias ou apenas as que mais combinam com você, comece a tomar atitudes para que as coisas aconteçam!

Bônus: receber indicações tem menos a ver com a experiência que você tem e mais a ver com a confiança que você transmite. Todo o esforço para aumentar a confiança das pessoas em você vai compensar. 😊

---
Alguns links deste post podem ser links afiliados. Então, se você clicar no link e comprar o item ou serviço, receberei uma comissão em troca do espaço.


Escrito porCarol Machado,
em22 de abril de 2022.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado