É obrigatório o ponto-final na presença do verbo (em orações)?
Saiba quando é obrigatório utilizar o ponto-final.
— Janice Souza,27 de fevereiro de 2019
Pergunta : Boa tarde. No exercício das atividades de revisora textual em agências de publicidade, frequentemente sou questionada sobre a necessidade de ponto-final em orações curtas, como "Conheça mais sobre o código de ética da empresa", em materiais publicitários. Antes de dar a opção da "licença publicitária", falo sempre de uma regra, com a qual tive contato na universidade e em cursos, que indica: quando é uma frase sem verbo (não oração, portanto), não há necessidade de ponto-final. Do contrário, na presença de verbo(s), deve haver ponto-final (um deles, seja final, exclamação ou interrogação). O problema é que fui procurar embasamento teórico sobre isso e não achei em lugar algum. Agora estou insegura quanto à referida regra. Podem esclarecer a respeito?
Resposta : Prezada consulente,
Recomenda-se utilizar o ponto-final após uma sentença oracional, ou seja, pressupõe-se, como bem observou, a presença de um verbo. Os sintagmas nominais não são em geral pontuados como, por exemplo, títulos de livros ou de capítulos e subtítulos. Assim, continue a pontuar apenas os sintagmas oracionais.
Moral da história
Quando não há presença de verbo, não há obrigatoriedade de algum ponto final. Quando há verbo, sim, é recomendado pontuar.
DICAS complementares do Revisão para quê?
1 – um verbo já é uma oração (ex.: Choveu.);
2 – o verbo pode estar em forma nominal (gerúndio, infinitivo e particípio), não sendo, por alguns teóricos, considerado verbo nessa situação;
3 - pontos-finais (os que finalizam orações e a seguir dos quais devemos colocar inicial maiúscula) são somente o de interrogação (?), o de exclamação (!) e o final (.).
P.S.: o atendimento da ABL melhorou muito. A resposta veio em menos de 24 horas. :)