Revisão freelancer na Rock Content – o que esperar dessa parceria

Um interessante guest post não só para entender melhor como você pode começar a fazer freelas nesta empresa, mas também para aprender mais sobre marketing de conteúdo e como aplicá-lo na divulgação do seu negócio.

,31 de março de 2020

O texto a seguir trata da revisão freelancer na Rock Content e foi preparado pela equipe da empresa, fazendo parte de uma parceria de troca de conteúdo. Para ler o texto que escrevi e foi publicado no blog da comunidade deles, clique aqui: Revisor freela, entenda de uma vez por todas: seu trabalho não é bico

---------------------

Diferentemente do que possa parecer diante de tanta evolução tecnológica — corretores automáticos, ferramentas de revisão, Grammarly —, a profissão de revisor de texto não está em risco. Muito ao contrário, têm surgido nichos de mercado e oportunidades inovadoras de atuação nessa área, inclusive ligadas ao avanço do mundo digital.

Uma delas é o Marketing de Conteúdo. Você já ouviu falar nisso? Neste post, vamos abordar o assunto e mostrar a importância do revisor nesse contexto. Também vamos explicar o que é exigido e oferecido na parceria da Rock Content com os freelancers da nossa Rede de Talentos. Acompanhe!

O que é Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma vertente do Marketing Digital cujo princípio é a educação do consumidor em potencial. Basicamente, funciona assim: a empresa oferece informação ao seu público-alvo para guiá-lo através do que chamamos de “funil de vendas” — um método que, ao mesmo tempo, educa o comprador e fortalece a autoridade da empresa no assunto.

Por exemplo: você tem uma empresa que fabrica e vende piscinas. Em vez de espalhar anúncios e “incomodar” o público incessantemente com propagandas tipo “compre uma piscina! Você precisa de uma piscina agora mesmo!”, a empresa disponibiliza conteúdos relevantes a fim de levar o potencial cliente até ela.

É possível resolver diversas dúvidas:

  • Como escolher a piscina ideal?
  • O formato faz diferença? Onde instalar uma piscina?
  • Como realizar a manutenção de uma piscina?
  • Qual é a profundidade certa para uma piscina infantil?

Parecem perguntas que um interessado em piscina faria, certo? O leitor, percebendo a expertise da empresa no assunto, vai confiar mais nela do que na concorrência na hora em que resolver comprar uma piscina.

O principal instrumento do Marketing de Conteúdo, hoje em dia, é a escrita. É um método eficaz, acessível e mais barato que outros formatos, como o vídeo. Além disso, com o texto é possível aproveitar ao máximo as estratégias de SEO, cruciais para o rankeamento de uma página ou conteúdo.

É por isso que o Marketing de Conteúdo representa hoje uma das maiores oportunidades para profissionais da linguagem — jornalistas, redatores e revisores, em especial.

A importância do revisor no Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma forma de gerar confiança, autoridade no assunto. Por isso é essencial que todo texto esteja claro, relevante e bem-escrito.

Os erros de português são capazes de minar a credibilidade de um texto, nós já sabemos. Mas a atuação do revisor vai muito além de consertar incorreções gramaticais. É preciso que ele garanta a relevância do conteúdo: ele responde às perguntas da persona? Explica tudo de maneira clara?

Na Rock, o trabalho de revisão de texto se mistura um pouco com o trabalho de copidesque e preparação de originais. O revisor pode e deve modificar as frases para que se tornem mais claras e fazer alterações maiores no conteúdo, sempre visando à sua relevância. Caso não consiga resolver sozinho um problema, é possível pedir ajuste ao redator.

Também é papel do revisor otimizar o texto para os mecanismos de busca, o que inclui escaneabilidade, formatação, inserção de hiperlinks, uso de palavra-chave e CTA, entre outros aspectos.

Como funciona o teste para a Rock

Para ser revisora ou revisor freelancer na Rock Content, pedimos duas coisas: a certificação em Produção de Conteúdo para Web, que é gratuita, e a realização de um teste técnico.

O teste consiste na revisão de um conteúdo que foi propositalmente “estragado” ao máximo por nós. O objetivo é, obviamente, testar a atenção do candidato às diversas demandas de um texto para web.

Se você não passar de primeira, nós fornecemos um feedback completo que indica a natureza dos erros cometidos e sugere fontes de estudo. Você pode tentar novamente em três dias, tendo três tentativas no total.

Somos bastante exigentes nessa etapa. Primeiro porque, além da certificação, esta é a única exigência que fazemos; não pedimos currículo ou comprovação de experiência, por exemplo.

Segundo — e mais importante — porque dependemos muito do trabalho do revisor freelancer na Rock Content. Ele será o responsável por garantir que todos os propósitos mencionados nos tópicos anteriores sejam cumpridos, levando nossos clientes ao sucesso.

O que a Rock espera dos freelancers

Como já mencionamos, precisamos de revisores que estejam atentos, principalmente, aos seguintes aspectos:

  • correção gramatical do texto;
  • relevância das informações;
  • execução da estratégia de Marketing de Conteúdo;
  • otimização para mecanismos de busca (SEO).

Ou seja, esperamos que o nosso revisor freela tenha conhecimento técnico e habilidade de copidesque. Mas outro aspecto é essencial: o comprometimento.

Valorizamos muito os freelancers que estão comprometidos com a Rock e, principalmente, com o próprio desenvolvimento. Nós temos uma cultura muito forte dos valores Aprender e Ensinar, e nossa Rede de Talentos também compartilha desses hábitos.

Quem está preocupado com o próprio aprendizado e crescimento profissional tende a tratar o trabalho de freelancer com seriedade. Isso não é tão comum no contexto de gig economy, portanto é muito valorizado por nós.

Esse comprometimento deve ir além da qualidade do serviço. Também precisamos de pessoas que respeitem os prazos e saibam manter um bom relacionamento com os clientes, com os moderadores da Rock e com os redatores — que, afinal, são colegas de trabalho.

O que a Rock oferece para quem está começando

Oportunidade de ganhar dinheiro

A demanda de trabalho de revisão freelancer na Rock Content é grande e recorrente. Todos os dias entregamos cerca de 200 textos de variados tamanhos que precisam ser revisados, e esse número só cresce. Então, é uma grande chance de estabelecer o seu ganha-pão, caso você tenha vontade de ser um profissional autônomo ou nômade digital.

Não exigimos experiência comprovada

Você não precisa ter experiência comprovada em revisão para fazer parte da nossa base de freelancers. Basta cumprir as exigências que já mencionamos: tirar a certificação e passar no teste. Por isso, trabalhar para a Rock é um ótimo ponto de partida para quem acabou de sair da faculdade e ainda não tem tanta bagagem profissional.

Rocking Freela

Todo mês premiamos três freelancers especiais, que se destacaram e ajudaram nossos clientes e moderadores com uma dedicação acima da média.

São escolhidos um freela de revisão, um de redação e um de pauta, e o prêmio é um ano de acesso completo aos cursos da Universidade Rock Content.

Apoio da comunidade e oportunidade de networking

A Comunidade de Freelancers da Rock é enorme: trata-se de uma grande rede na qual interagem freelancers das mais diversas áreas do conhecimento.

Temos, por exemplo, o grupo da Comunidade no Facebook, em que redatores, revisores, planejadores de pauta e designers trocam dicas, ideias e experiências.

O pessoal da equipe interna de Comunidade da Rock também marca presença, tirando dúvidas e compartilhando conteúdo relevante — como não poderia deixar de ser.

Aprendizado constante e feedback dos moderadores

Trabalhando como freelancer da Rock, você acompanha de perto materiais ricos, certificações, newsletters e o blog da Comunidade, cheio de publicações frequentes e interessantes. Temos, inclusive, a Coluna Freela: toda semana um freelancer escreve pra nós com pauta livre.

Mas, muito além disso, você receberá algo essencial para o desenvolvimento de qualquer profissional: feedback. Quem já trabalha como autônomo sabe que nem sempre o cliente regular tem tempo ou está disposto a dar um retorno sincero sobre o nosso trabalho. Às vezes, temos a sorte de receber um elogio. Mas são os feedbacks construtivos que realmente impulsionam nosso crescimento, concorda?

A Rock, como já mencionei, está interessada no seu desenvolvimento profissional. Por isso, os moderadores são parceiros dos freelancers e estão sempre fornecendo feedbacks sobre o que pode ser aprimorado, tanto tecnicamente quanto em relação a comportamento e relacionamento com clientes e colegas.

Gostou das informações e gostaria de fazer parte da nossa Rede de Talentos? Inscreva-se!


Escrito porRevisão para quê?,
em31 de março de 2020.
Este perfil posta textos feitos em colaboração entre os redatores do blog ou de convidados.
Foto deRevisão para quê?