Receber feedback também é importante para o revisor de texto

Qual é a importância de ouvir críticas e elogios de outro revisor de texto mais experiente?

, 12 de agosto de 2014

Quando me perguntam qual é a melhor maneira de entrar no mercado de revisão, sempre digo que é interessante buscar uma vaga em uma empresa que tenha outros revisores de texto. Ainda que sejam poucas as que mantêm um setor de revisão hoje em dia, vale a pena tentar ser pelo menos estagiário durante um tempo.

E por que eu digo isso?

Simples: quando estamos começando, nossa insegurança atrapalha muito o trabalho. Ter alguém com quem tirar dúvidas, pedir sugestões e aprender é essencial.

O revisor de texto e o feedback

Você já deve ter ouvido falar, mas já parou para pensar no que realmente significa?

feedback
2   Rubrica: comunicação.
informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem,
e que serve para avaliar os resultados da transmissão
(Houaiss, 2009)

Ainda parece complicado?

Dê uma olhadinha então no que diz o Português para Executivos.

feedback - Português para Executivos

Ninguém aprende um ofício sem receber de alguém uma crítica sobre o que está errado e um elogio sobre o que está certo. Tanto é que, se você está começando e aprendendo uma profissão sozinho, prepare-se para ouvir só o feedback do cliente. O problema do retorno do cliente é que nem sempre vem embasado na sua realidade e no seu trabalho, mas na expectativa que ele tinha em relação ao seu trabalho. Você não poderá, por exemplo, pedir opiniões sobre o texto para o próprio cliente.

Resumindo, ouvir o que os colegas têm a dizer é tão importante quanto o que o seu cliente tem a dizer sobre o seu trabalho. Se você está no início da carreira, fique atento a todas as críticas e os elogios que receber. Só assim você vai saber em quais pontos precisa melhorar e quais devem ser mantidos.


Escrito por Carol Machado,
em 12 de agosto de 2014.
Mestranda em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. Autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante. :)
Foto de Carol Machado