Receber feedback também é importante para o revisor de texto

Qual é a importância de ouvir críticas e elogios de outro revisor de texto mais experiente?

,1 de maio de 2015

Quando me perguntam qual é a melhor maneira de entrar no mercado de revisão, sempre digo que é interessante buscar uma vaga em uma empresa que tenha outros revisores de texto. Ainda que sejam poucas as que mantêm um setor de revisão hoje em dia, vale a pena tentar ser pelo menos estagiário durante um tempo.

E por que eu digo isso?

Simples: quando estamos começando, nossa insegurança atrapalha muito o trabalho. Ter alguém com quem tirar dúvidas, pedir sugestões e aprender é essencial.

O revisor de texto e o feedback

Você já deve ter ouvido falar, mas já parou para pensar no que realmente significa?

feedback
2   Rubrica: comunicação.
informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem,
e que serve para avaliar os resultados da transmissão
(Houaiss, 2009)

Ainda parece complicado?

Dê uma olhadinha então no que diz o Português para Executivos.

feedback - Português para Executivos

Ninguém aprende um ofício sem receber de alguém uma crítica sobre o que está errado e um elogio sobre o que está certo. Tanto é que, se você está começando e aprendendo uma profissão sozinho, prepare-se para ouvir só o feedback do cliente. O problema do retorno do cliente é que nem sempre vem embasado na sua realidade e no seu trabalho, mas na expectativa que ele tinha em relação ao seu trabalho. Você não poderá, por exemplo, pedir opiniões sobre o texto para o próprio cliente.

Resumindo, ouvir o que os colegas têm a dizer é tão importante quanto o que o seu cliente tem a dizer sobre o seu trabalho. Se você está no início da carreira, fique atento a todas as críticas e os elogios que receber. Só assim você vai saber em quais pontos precisa melhorar e quais devem ser mantidos.


Escrito porCarol Machado,
em1 de maio de 2015.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado