Podcast — Como iniciar a carreira de revisor?

Ouça minha participação no podcast do Aparelho Elétrico — Como iniciar a carreira de Revisor!

,6 de dezembro de 2023

Olá, olá! Hoje estou de passagem rápida só para recomendar que ouçam o episódio 31 do podcast do Aparelho Elétrico — Como iniciar a carreira de Revisor, do qual participei.

Você pode ouvir o episódio no YouTube! =)

Nesse papo, mergulhamos nos múltiplos aspectos da carreira de revisão de texto, explorando as diversas dificuldades que enfrentamos como iniciantes nesta área, reconhecendo que cada passo inicial vem com seus próprios desafios e aprendizados. Durante a conversa, abordamos também os diferentes tipos de revisão, uma área que muitos de nós podem não ter percebido ser tão diversificada e especializada.

Falamos sobre a importância da experiência prática. Em nossa jornada, aprendemos que, além do conhecimento teórico, o envolvimento prático com os textos aprimora nossas habilidades. Em outras palavras, a prática constante molda nossa eficiência e sensibilidade como revisores, permitindo-nos entender nuances que vão além das regras gramaticais.

Um ponto-chave da discussão foi o uso de ferramentas tecnológicas, especialmente o Microsoft Word, no processo de revisão. Compartilhamos nossas experiências e dicas sobre como essa ferramenta pode ser utilizada de maneira eficaz para aprimorar nosso trabalho, destacando funcionalidades que talvez não sejam amplamente conhecidas, mas que são extremamente úteis no dia a dia de um revisor.

Além disso, aprofundamos na conversa o processo de trabalho de um revisor. Desde a recepção do texto até a entrega final, discutimos etapas e melhores práticas, compartilhando insights sobre como lidar com clientes de maneira profissional, eficiente e satisfatória para as partes.

Por fim, mas não menos importante, ressaltamos a importância da ética profissional em nosso campo. A ética não só orienta nosso comportamento e nossas decisões no trato com clientes e textos, mas também sustenta a integridade e a confiabilidade que são fundamentais na nossa profissão.


Escrito porCarol Machado,
em6 de dezembro de 2023.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado