Glossário de termos do design editorial

Como revisores de provas, no mercado editorial, existem alguns termos que podem facilitar a comunicação entre revisores e diagramadores.

, 23 de fevereiro de 2016

Neste artigo vamos explicar alguns desses termos e dar exemplos para que você possa incorporá-los nas suas revisões de prova tanto em PDF quanto em papel.

Saliento que você já pode ter ouvido falar neles e até mesmo conhecê-los por nomes diferentes (tudo pode variar). Se for o caso, use os comentários para enriquecer o debate. :) Outro ponto importante é que nem todas as publicações se atentam a estes detalhes, muitas vezes por questões de espaço, então é bom se informar antes de começar o trabalho.

Usamos alguns itens da nossa coleção de carimbos extras para ilustrar os termos. Se você quiser saber mais sobre eles, veja o post Carimbos de revisão em PDF para editoras.

O que é linha viúva?

linha viuva

A linha viúva (também conhecida como “linha quebrada”) é a que sobrou do último parágrafo de uma página e correu para a seguinte, ficando “sozinha”.

exemplo de linha viúva

 

O que é linha órfã?

linha órfã

Já a órfã é a primeira de um parágrafo que ficou sozinha no fim de uma página cujo texto restante correu* para a seguinte.

exemplo de linha órfã

*Correr: quando texto, imagem, qualquer elemento “pula” de uma página para a seguinte em decorrência de alterações feitas.

 

O que é linha enforcada?

linha forca

A “linha enforcada” é aquela linha curta que sobra no fim de um parágrafo só com uma palavra pequena ou só um pedaço de palavra, que não chega à margem direita da coluna ou da mancha*.

exemplo de linha enforcada

*Mancha: parte impressa de uma página.

 

O que é um salto?

salto

O salto pode ocorrer quando é preciso copiar e colar o texto para o arquivo de diagramação e, ao colar o texto, algum pedaço dele se perde na versão diagramada. Pode ser um parágrafo inteiro ou apenas uma linha.

 

Fontes

Aulete Digital. Salto: aulete.com.br/salto
Clube do Design: clubedodesign.com/linhas-viuvas-e-orfas


Escrito por Carol Machado,
em 23 de fevereiro de 2016.
Mestranda em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. Autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante. :)
Foto de Carol Machado