Em vez de/Ao invés de – não confunda mais!

Quando utilizar em vez de? E o ao invés? Vamos entender as diferenças de significado entre uma expressão e outra segundo a gramática normativa e falar um pouco sobre evolução semântica.

, 14 de janeiro de 2013

Em vez de significa em lugar de. Supõe uma substituição.

Por exemplo:

Em vez de sair com a esposa, saiu com a empregada.

ao invés de corresponde ao significado de inverso, contrário. Ou seja, significa ao contrário de, supõe uma oposição.

Exemplo:

Ao invés de chutar para frente, chutou para trás.

Ao invés de ligar a luz, ficou no escuro.

Entretanto, diz Cegalla (1):

A nosso ver, só um gramaticalismo estreito poderia condenar o emprego de ao invés de nas frases do grupo 2 [ao invés de viajar de avião, preferiu ir de ônibus. / Deixei a carta sobre a mesa, ao invés de guardá-la na gaveta], nas quais a dita locução representa um caso de evolução semântica natural, sancionado pela língua de hoje.

Sendo assim, esse é mais um daqueles casos em que se pode escolher qual tipo de construção utilizar. Claro que o contexto e o tipo de texto devem ser levados em consideração, logo, tal escolha deve ser consciente.

(1) CEGALLA, D.P. Dicionário de dificuldades da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lexikon; Porto Alegre: L&PM, 2012.

OLIVEIRA, Édison de. Todo mundo tem dúvida, inclusive você. Porto Alegre: L&PM, 2011.

***

Gostou da dica?

Para acompanhar todos os posts, curta-nos no Facebook!


Escrito por Carol Machado,
em 14 de janeiro de 2013.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto de Carol Machado