Precisamos falar sobre a diferença entre preparação e revisão de textos

A diferença entre preparação e revisão de textos é um tema muito importante para revisores; principalmente para quem quer atuar no mercado editorial.

,23 de setembro de 2019

A diferença entre preparação e revisão de textos é um tema muito importante para os revisores. Isso porque clientes em sua maioria não sabem exatamente o que é feito em cada uma das atividades. Outro problema é que nem sempre os próprios revisores concordam sobre as atribuições de cada profissional.

Preparação e revisão de textos: o lugar de cada etapa no processo editorial

As duas etapas fazem parte do processo editorial; no entanto, ocorrem em momentos diferentes. A preparação de originais é feita logo depois da tradução, quando se trata da edição de uma obra estrangeira; quando o livro é nacional, será enviado pelo autor para a editora, que o encaminhará para a preparação de originais após a análise do editor. Depois da diagramação, é hora da primeira revisão de provas.

A imagem ilustra de modo geral as etapas da escrita/tradução de um livro até a impressão.

processo editorial gráfico

O que é preparação de textos?

A preparação de textos também é chamada de preparação de originais ou copydesk (copidesque). É uma leitura que busca não só falhas ortográfico-gramaticais, mas também:

  • problemas de coesão (mau uso de conectivos, por exemplo);
  • fluidez textual (ordem dos elementos na frase, naturalidade da frase em português);
  • se estão sendo usadas expressões comuns no português;
  • se ocorreram saltos de tradução; ou
  • se a tradução está com “cara” de inglês simplesmente traduzido para o português, por exemplo.

Características da preparação de textos

  • É feita no Word.
  • Dá sugestões de estilo.
  • Verifica continuidade e padronização textual.
  • Reescreve trechos para dar mais clareza ao texto.
  • Verifica correção gramatical e sua adequação ao contexto.

Veja o resultado da preparação

Na imagem abaixo, você vê uma página de preparação no modo de leitura do Word, com o controlador de alterações ativado e as alterações exibidas no texto (inserções) ou em “balões” na lateral direita (exclusões, comentários e alteração na diagramação).

diferença entre preparação e revisão de textos

O texto da imagem é apenas um exemplo fictício. ;)

O que é revisão de texto?

Já a revisão de texto – ou revisão de provas – é feita após a diagramação e antes da aprovação final do editor, tendo um propósito um tanto quanto diferente da preparação. Nessa fase, os problemas textuais já são, evidentemente, bem menores.

Checa-se então, além de problemas textuais menores que possam ter passado pelo preparador:

  • aspectos gráficos da obra, buscando a padronização de negritos, itálicos e caixa-alta e baixa;
  • numeração de sumário de acordo com o "miolo";
  • se as remissões estão corretas, numeração de índices; ou
  • se nenhuma parte do livro se perdeu durante a diagramação.

Características da revisão de textos

E o resultado da revisão

Nesta imagem, veja as marcações feitas em PDF usando os sinais de revisão de provas.

diferença entre preparação e revisão de textos

O texto da imagem é apenas um exemplo fictício. ;)

O que são emendas e por que devemos conferi-las?

Emendas são as marcações de alterações indicadas pelo preparador ou pelo revisor, como você pode ver nas imagens acima.

As emendas de preparação são feitas e aceitas no próprio Word; como o preparador altera o texto diretamente, ele tem essa liberdade. Já as emendas de revisão são marcações em PDF ou papel, para que o diagramador, posteriormente, as faça no arquivo dele (InDesign ou algum outro programa de diagramação/paginação).

Nesse ir e vir de arquivos, algumas alterações pedidas pelo revisor podem se perder, então é interessante que este confira se as emendas pedidas na etapa anterior foram feitas para que o trabalho tenha continuidade.

É importante distinguir entre preparação e revisão de textos?

Costumo defender que no meio editorial essa distinção não só é importante como é fundamental. Livros de qualidade são resultado de um trabalho em equipe, que não pode prescindir de peças-chave, como pelo menos duas pessoas diferentes revendo o texto.

Já fora do meio editorial a realidade nos mostra que dificilmente teremos mais de uma pessoa a revisar o mesmo texto. Em propaganda e marketing, por exemplo, lidamos com textos muito curtos e uma rotina extremamente dinâmica, muito diferente do que se vê em editorial.

Para os diferentes casos, o revisor deve sempre avaliar bem o tipo de trabalho. Assim, ele entenderá se é preciso fazer uma preparação ou uma revisão mais simples, de acordo com a qualidade do escrito e a expectativa do contratante.


Escrito porCarol Machado,
em23 de setembro de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado