Da necessidade de autorreinvenção

Você já pensou em aprender algo novo hoje?

,28 de outubro de 2014

Vejo todos os dias revisores reclamando da falta de trabalho, que ninguém valoriza a profissão... e assim vai a lamentação.

O que não vejo muita gente fazer é tentar se reinventar. Você já ouviu aquela frase que diz mais ou menos não espere resultados diferentes tendo as mesmas atitudes? Então, é isso. Não adianta plantar batatas e esperar colher cenouras. O que você tem é resultado daquilo que busca.

Eu sou uma defensora feroz da mudança de visão que as pessoas têm dos revisores. A visão mofada que temos a gramática como bíblia e os gramáticos como deuses só nos prejudica. Mas veja bem: gramática normativa é importante? Sim, evidentemente é! Até mesmo para entender quando um desvio das regras que ela impõe é adequado ou não. Quanto mais as pessoas entenderem que nós buscamos a qualidade do texto, e não colocá-lo em caixinhas normativas, mais trabalho teremos.

Importante também é entender que vivemos em um mundo dinâmico. E a língua acompanha esse dinamismo mais do que nunca. Nos* mantenhamos atualizados. Saibamos o que é uma selfie (um selfie? ― só o tempo dirá) e até mesmo o significado do shrug ~> ¯\_(ツ)_/¯. Esse tipo de expressão aparece em livros? Provavelmente não ― por enquanto. Mas quem mesmo quer se restringir à revisão somente de livros quando há um mar de textos a serem revisados lá fora?

selfie

Seja uma nova expressão, uma nova forma de trabalhar, seja uma nova ferramenta. Novos conhecimentos não ocupam espaço e sempre são úteis na hora de procurar trabalho. Experimente e depois me conte o resultado. =)

 


*Essa próclise em início de frase doeu em você? =P


Escrito porCarol Machado,
em28 de outubro de 2014.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado