Especializações em revisão de texto – a distância e presenciais

Trazemos aqui uma pequena lista de especializações/pós-graaduações específicas sobre revisão de textos com base nas indicações de nossos leitores nas redes sociais.

,9 de agosto de 2021

Procurando especializações em revisão de texto?

Por mais que o senso comum diga que a gramática é sempre a mesma, isso não é real. Revisores estudam o tempo todo. Isso porque profissionais qualificados entendem a importância de manter o cérebro arejado, com os estudos em dia.

⏰ Última atualização: 9 de agosto de 2021

Seja para reciclar conhecimentos de quem é formado em Letras, seja para uma guinada na carreira de quem vem de outra área, os cursos de especialização são bastante procurados, porque são mais rápidos que uma licenciatura ou bacharelado completo.

Pensando nisso, aqui listo os que trazem "revisão de texto" no título, por acreditar que sejam os mais específicos. No entanto, nada impede o revisor de fazer, por exemplo, uma pós-graduação em língua portuguesa, ou outras áreas relacionadas, como editoração ou linguística.

Lista de especializações revisão de texto

Para que você tenha mais facilidade em encontrar o melhor curso, trago uma lista de especializações e pós-graduações em revisão de textos com base em indicações de colegas nas redes sociais. Ainda, achei legal incluir a apresentação de cada um com poucas adaptações para melhorar a concisão.

Unyleya (a distância)

O que a Unyleya diz sobre o curso:

"Por meio de uma formação reflexiva, crítica e criativa, conhecerá processos de avaliação e construção textual e metodologias de revisão de textos, baseando-se em aspectos teóricos e em ferramentas necessárias para uma atuação eficaz e de qualidade."

Puc Rio (Rio de Janeiro) 

O que a PUC Rio diz sobre o curso:

"O objetivo do curso é formar profissionais para atuar no mercado editorial como revisores e copidesques de textos traduzidos."

PUC Minas (presencial em Belo Horizonte e a distância)

O que a PUC Minas diz sobre o curso:

"A pós-graduação em Revisão de Textos preenche a lacuna deixada pelos cursos de graduação em Letras e em Comunicação Social, oferecendo, aos estudantes e profissionais dessas áreas e de outras, as ferramentas adequadas para o trabalho de intervenção textual no âmbito das equipes editoriais de sites, editoras, jornais, revistas e na atividade de freelancer."

Uniceub (Brasília)

O que o Uniceub diz sobre o curso:

"Durante o curso de pós-graduação em Revisão de Textos, o estudante entrará em contato com os princípios da formação da língua portuguesa para aplicá-los em contextos diversos, como reportagens, publicações científicas, livros, mídias digitais e demais representações da linguagem."

UFPel (bacharelado em Pelotas/RS)

O que a UFPel diz sobre o curso:

"O Curso Bacharelado em Letras – Redação e Revisão de Textos é uma proposta inovadora, pioneira, cujo principal objetivo é propiciar a aquisição de competências linguísticas específicas articuladas ao domínio de tecnologias que se utilizam da língua escrita em diferentes registros, formando profissionais aptos a desempenharem suas habilidades no contexto atual."

FAE (presencial em Curitiba) 

O que a FAE diz sobre o curso:

"O curso de pós-graduação em Produção e Revisão Textual da FAE desenvolve as competências e as habilidades linguísticas, editoriais e profissionais imprescindíveis à produção e revisão de textos dos múltiplos gêneros textuais."

Universidade Nova de Lisboa (presencial em Portugal - área: Consultoria e Revisão Linguística)

O que a UNL diz sobre o curso:

"Mestrado em Ciências da Linguagem proporciona o desenvolvimento de conhecimentos e competências especializados em diferentes domínios das ciências da linguagem, contribuindo para a formação de profissionais e investigadores qualificados para atividades relacionadas com a linguagem e os diversos usos linguísticos."

Importante: os links não são endosso nem publicidade

O único curso da lista cuja qualidade posso atestar é o oferecido pela UNL, pois é o mestrado em Ciências da Linguagem que cursei.

Portanto, os demais links e cursos foram sugeridos por leitores do Revisão, por isso acreditamos que sejam legítimos. Pesquise e analise os currículos, sobretudo as ementas das disciplinas, antes de decidir em qual vai investir!

Conhece outras especializações em revisão de texto? Quer dividir com a comunidade de revisores? Mande um e-mail. Vamos atualizando o post conforme recebermos mais indicações. 😊

Para saber quando postamos dicas como essas


Escrito porCarol Machado,
em9 de agosto de 2021.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado