Blog /

O que é e quem faz o Revisão para quê?

,23 de setembro de 2019

Meu nome é Carolina. Sou revisora de textos desde 2008, quando consegui meu primeiro estágio em revisão de textos numa editora entre o fim do primeiro e o início do segundo semestre da faculdade.

Comecei a entender que precisaria tomar as rédeas da minha carreira logo após um pé na bunda. Não foi de namorado, no entanto. Foi de um chefe mesmo. Fui dispensada do estágio porque o chefe achou que eu não estava sorridente o suficiente ao cumprimentá-lo. Pois é, mulheres passam ainda hoje por esse tipo de situação.

Não foi um tempo fácil. Nessa época comecei o Revisão para quê?, porque sabia que aquele negócio de internet ia pegar no Brasil.

Eu entendia que precisava mostrar meu trabalho, mas revisor não tem produto e mostrar textos revisados pode ser considerado até antiético. O que fazer, então? Minha melhor ideia foi mostrar o que eu sabia por meio da escrita.

Em 2011, quando a primeira versão do blog foi ao ar, nem se falava tanto ainda sobre marketing de conteúdo. Acho que só fui saber que fazia marketing de conteúdo algum tempo depois. Mas era isso: queria que as pessoas me conhecessem de alguma forma, e o jeito mais barato e acessível para mim naquele momento era fazer como os antigos neandertais: escrever. (Ok, ok, neandertais não tinham escrita, mas isso é só um meme.)

Minha intenção, ao começar a falar sobre o cotidiano da revisão de textos, era mostrar a meus (futuros) clientes o que eu fazia para viver e como fazia isso. Só que (talvez por falta de outras referências) acabamos — primeiro com a ajuda da Janice Souza, depois com a do Allan Moraes — também atingindo outro público: os próprios revisores de texto.

Desde então recebo muitas perguntas e pedidos de ajuda em meus mais diversos canais de comunicação. Já recebi até mesmo mensagem de uma leitora via WhatsApp na véspera de Natal (juro!).

Nesse meio‑tempo trabalhei para editoras, agências de publicidade, autores de textos acadêmicos e literários. Desde 2015 só me dedico ao site e a meus clientes, que incluem produtores de conteúdo independentes, agências de assessoria de imprensa, agência de publicidade, entre outros.

Carolina Machado

Caso você queira conhecer minha trajetória profissional, acesse meu perfil no LinkedIn: Carolina Machado


Escrito porCarol Machado,
em23 de setembro de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado