Como fiz para conseguir usar sinais de revisão até mesmo em agências de publicidade

Confira estas duas dicas rápidas para você vencer a resistências que seus clientes podem ter ao adotar o uso dos sinais de revisão em PDF.

, 8 de março de 2016

Eu trabalho como revisora freelancer para diversos clientes, não só do meio editorial. Também trabalho em home office com agências de conteúdo e publicidade.

Quando resolvi migrar da revisão por balões no PDF para a revisão com os carimbos com sinais de revisão, eu sabia que poderia sofrer com a resistência dos clientes que não estavam habituados a esse tipo de forma de comunicação.

Então fui pensando em alternativas que facilitassem a curva de aprendizado deles para que a transferência de um método para o outro fosse suave e não traumática.

Se você também trabalha com clientes fora do meio editorial, aqui vão duas dicas:

1. Compartilhe com os clientes o Guia de Sinais de Revisão que nós disponibilizamos no curso.

É o recurso mais completo no quesito simbologia que você vai encontrar disponível na internet. Eu garanto! Neste material, buscamos ser didáticos e concisos, eliminando sinais obsoletos (a norma ABNT que regula a sinalização é antiquíssima) e adicionando alguns novos sinais que fazem falta para os problemas de composição que temos atualmente.

2. No início da transição, mostre os significados dos sinais.

marcas de revisão

É bem fácil: aplique o carimbo com o sinal desejado, dê um duplo clique nele e escreva no balão o seu significado. Foi dessa forma que mostrei aos meus clientes da comunicação quão vantajoso era não ter de escrever os comandos em balões a cada alteração necessária. Hoje em dia eles já nem precisam mais da ajudinha. :)

E foi assim que eu comecei a economizar tempo com as inevitáveis revisões em PDF!


Escrito por Carol Machado,
em 8 de março de 2016.
Mestranda em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. Autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante. :)
Foto de Carol Machado