Desinências verbais

Eu achava que era "brinks" tranquila essa de trocar as desinências verbais da terceira pessoa do plural e afins. Desinência verbal é o finalzinho da palavra, que indica se ela está no singular ou plural, feminino ou masculino e, em se tratando de verbos, indica o tempo verbal.

, 15 de maio de 2012

Eu achava que era "brinks" tranquila essa de trocar as desinências verbais  da terceira pessoa do plural e afins.

Desinência verbal é o finalzinho da palavra, que indica se ela está no singular ou plural, feminino ou masculino e, em se tratando de verbos, indica o tempo verbal.

Pois bem.

"Todos corram!" vira "Todos corrão!".

"Eles dançam" vira "Eles danção".

"Eles dançarão" vira "Eles dançaram".

Ju-ro. Achei que brincavam por isso de tão crassos e reconhecíveis que são os erros. Era uma brincadeira internética sadia de gente que sabia o que estava fazendo.

E eu, que não sou uma  "caxias" (ainda se usa essa gíria?), acho até divertido brincar com a linguística quando o erro é proposital e a pessoa sabe usar o adequado quando quer.

Meus butiás se FORÃO (em maiúsculo pra ressaltar que eu sei que está errado, para os desavisados não saírem por aí copiando e achando que está certo).

Sério, meus butiás caíram todos do meu bolso no arroio Dilúvio, depois que li essa publicação no site da Ética concursos:

Com o uso todo bizarrento dos verbos (soma aí a falta do acento na palavra "início", que, sem ele, vira iniCIO - eu inicio), cadê o sentido (a coerência) do texto?

Só bebendo para talvez achar algum!

=P

Pai Mattoso Câmara, perdoai, mas eles não sabem o que fazem!!!

Gente, é preciso se ligar que, para sair por aí achando engraçado escrever tudo errado, primeiro precisamos saber escrever certo.

"HAHAHAHAHA TODOS CORRÃO" ( se mata de rir mas não sabe que está errado????)

¬¬

Sério?

Bueno, recado dado, vou lá pessoal.

Vou chamar o Werner Schünemann para ver se tem informação dos meus butiás.

=*


Escrito por Janice Souza,
em 15 de maio de 2012.
Foto de Janice Souza