Acorda para o Acordo Ortográfico #2: deficit, habitat e superavit - sem acento e sem marca de plural

Pelo Novo Acordo Ortográfico, deficit, superavit e habitat voltaram à sua grafia latina: estão listadas como estrangeirismos, perderam o acento e, como são classificadas como substantivos de dois números, também perderam o "s" do plural.

, 22 de outubro de 2013

Antes do nosso querido Volp, a palavra superávit aparecia com acento no corpo do nosso vocabulário oficial e as palavras habitat e deficit figuravam sem acento na seção de palavras estrangeiras. As grafias déficit/déficits eram usuais.

Na língua portuguesa, no entanto, não existem palavras cuja última letra seja o t. A palavra superávit poderia ser acrescida de um e, "aportuguesando-se" conforme o padrão. Ficaria superávite (meio esquisita, convenhamos). Com déficit, todavia, não seria possível fazer isso sem deslocar a sílaba tônica. Veja: em português, as palavras podem ser oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. Proparoxítonas têm acento tônico na antepenúltima sílaba. Não há, em nossa língua, acentuação em sílaba anterior à antepenúltima (seria uma pré-proparoxítona? Agora fale "pré-proparoxítona" cinco vezes bem rápido sem gaguejar! :P ).  No fim disso, aportuguesando déficit, geraríamos algo como defícite (socorro!).

 g

Um problemão isso.

Com o Acordo Ortográfico e a publicação da 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, essa situação não foi resolvida. Porém, em seguida, a ABL publicou uma errata, que nos chegou como encarte, trazendo duas listas: uma de alterações e uma de acréscimos. Superávit  foi, aí, retirada da lista de palavras aportuguesadas e incluída na lista de palavras estrangeiras.

Assim, deficit, superavit e habitat voltaram à sua grafia latina: estão listadas como estrangeirismos, perderam o acento e, como são classificadas como substantivos de dois números, também perderam o s do plural.

CONCLUSÃO
Devemos, agora, usar: o deficit, os deficit, o superavit, os superavit, o habitat, os habitat.


Escrito por Janice Souza,
em 22 de outubro de 2013.
Foto de Janice Souza