ABNT para principiantes: referenciação básica

Como estamos em uma época que, para muitos, é de reta final de TCC, resolvemos criar pequenos tutorias de ABNT para quem não entende muito do assunto.

,16 de outubro de 2019

Referência ABNT ainda é caso de muitas dúvidas tanto para estudantes em reta final de TCC quanto para revisores que trabalham na área de revisão acadêmica.

Por isso, neste post, vamos começar com dois tipos básicos de referência ABNT: a de livros completos e de sites. 

Lembramos que a norma oficial para referências em textos acadêmicos é a NBR 6023:2018. A fonte oficial até o momento é ela.

Como referenciar livros de acordo com a ABNT

Comecemos com a referência mais fácil de todas, ou seja, a de livros considerados no todo:

  1. autor;
  2. título;
  3. número da edição (se tiver mais de uma);
  4. local;
  5. editora;
  6. ano;
  7.  número de páginas ou volumes (se tiver mais de um).

Na prática, fica assim:

SOBRENOME, Autor. Nome da obra em destaque: subtítulo sem destaque. 2. ed. Cidade: Nome da Editora (sem mencionar “editora”), 2012. Nº de páginas.

Tranquilo, né? Passemos, então, às referências extraídas de meio eletrônico (precisamente da internet).

Como fazer referência ABNT de sites

SOBRENOME, Autor. Nome da obra em destaque: subtítulo sem destaque. Local da publicação, Ano da publicação (se constar). Disponível em: www.eumexemplo.com.br. Acesso em: XX out. 2012.

Por exemplo, a referência deste artigo fica assim:

MACHADO, Carolina. ABNT para principiantes: referenciação básica. Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://revisaoprod.wpengine.com/blog/abnt-para-principiantes-referenciacao-basica/. Acesso em: dia mês abreviado ano.

Outra dica importante: não deixe para o fim do trabalho a recolha de todas as obras, os artigos e outras referências que você consultou, porque certamente vai acabar deixando algo de fora! O melhor é, portanto, ir anotando as referências conforme você escreve o trabalho para que, assim, no fim do trabalho, você tenha tudo organizado e completo.

E o mais  importante de tudo: NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira dar uma sugestão, você pode escrever para mim clicando aqui.


Escrito porCarol Machado,
em16 de outubro de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado