Marcas de correção de texto

Este post surgiu de nem sei que pesquisa eu estava fazendo no Google. Lá estava a pequena Carol~ navegando pelas ondas da web~ quando esbarrou com uma fonte que simula as marcas de revisão e correção de texto.

,31 de março de 2020

Vou inverter a ordem do título e começar declarando o meu amor pela internet em vez de falar sobre as marcas de correção de texto. Não é só pelas pessoas bonitas e inteligentes que leem este blog. Não é só pelas fotos de gatinhos fofos. É pelo acesso a qualquer tipo de informação que podemos encontrar por aqui.

Este post surgiu de nem sei que pesquisa eu estava fazendo no Google. Lá estava a pequena Carol~ navegando pelas ondas da web~ quando esbarrou com uma fonte que simula as marcas de revisão e correção de texto. Totalmente gratuita. Livre para distribuição. [OFF: o link para download está no fim do post!]

Então eu vi que é bom não se sentir sozinho. É bom saber que há outras pessoas pensando em trazer melhorias para a comunidade dos revisores. É bom saber que alguém nos valoriza e tenta nos ajudar.

É isso, minha gente. É isso, internet: eu te ♥!

Agora vou parar de mimimi e partir para o que interessa.

Eis a lista de alguns símbolos utilizados para sinalizar alterações em originais impressos.

Marcas de revisão em papel

Esse é o tipo de coisa que eu considero “perfumaria” no processo de editoração. Você não precisa saber essas marcas para ser revisor, embora seja um plus a mais advanced você conhecê-las.

Essa lista com certeza não é exaustiva e provavelmente os significados dos símbolos variem de editora para editora, de pessoa para pessoa. Ou seja, nem isso é padronizado no mercado editorial. :P

Deixo com vocês um exemplo de texto corrigido com esses tipos de marcas extraído da obra O livro: preparação & revisão de originais.


SAATKAMP, Henry. O livro: preparação & revisão de originais. Porto Alegre: AGE, 1996.

Para encerrar, façam download da Proofreader Font.

 


Escrito porCarol Machado,
em31 de março de 2020.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado