Como as macros para Word podem automatizar parte de seu trabalho

Automatizar tarefas pode parecer um pouco desconfortável no início. Aqui você terá uma indicação de como começar a fazer o Word trabalhar para você de forma mais inteligente.

,7 de fevereiro de 2019

Não seria bom ter a possibilidade de automatizar tarefas repetitivas, deixando para o próprio MS Word esse tipo de correção? Pois então, você pode e deve conhecer as (talvez nem tanto quanto deveriam) famosas macros para Word.

Elas são até bem conhecidas quando falamos de Excel, mas não as vejo ser tão comentadas entre revisores brasileiros que usam o Word. Porém, como estamos aqui para informar e educar, hoje vamos sair dessa escuridão e embarcar na vida de automatizar tantas tarefas dentro do software de edição de texto quanto for possível.

O Word revisará por mim?

Não, não estou querendo dizer que o editor de texto revisará por você. Muito longe disso. Ele apenas ajudará nas tarefas “burras”, que não precisam de muito raciocínio ou intervenção humana para acontecerem.

Para isso, neste primeiro tutorial, vamos ver como criar macros bem simples de localizar/substituir. A vantagem de gravar esses processos em macros é que você economiza tempo em materiais futuros, que exigem sempre substituições parecidas. Nossa macro, então, funcionará como um atalho um pouco mais elaborado do que estamos acostumados a usar.

Entenda que este é só um primeiro passo para você começar a compreender como macros funcionam e como podem ajudar você no dia a dia. Numa próxima oportunidade, disponibilizarei um material um pouco mais complexo e que servirá para fazer substituições mais elaboradas.

O que você vai aprender neste tutorial sobre macros no Word

  • Como usar localizar/substituir
    • Uso de atalhos de formatação
    • Botão “Mais”
      • Formatar
      • Especial
    • Planejar sua macro
    • Como gravar macros com atalhos de teclado
    • Como criar uma aba personalizada no Word e inserir atalhos para suas macros nela

Assista ao tutorial! :D

Tabela de substituições usada na macro

Localizar Substituir
êe ee
ôo oo
éia eia
qu
gu
óia oia
óico oico
óica oica
óide oide
pára para
pólo polo
pêlo pelo

Cuidado ao executar macros de substituição

Obviamente macros como essa não reconhecem contexto. Elas são feitas para diminuir rotinas repetitivas do dia a dia somente.

Veja que, por exemplo, se o seu documento tiver citações que não podem ser modificadas, elas serão modificadas. Por isso recomendo que você ative o controlador de alterações antes de rodar essa macro para poder verificar posteriormente quais alterações foram pertinentes ou não.

Gostou?

Deixe um comentário para que continuemos fazendo mais vídeos como esse. :D


Escrito porCarol Machado,
em7 de fevereiro de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado