Usar ou não o espaço entre o número e a unidade de medida?

Paira essa grande dúvida na hora da redação ou revisão de textos que contêm símbolos junto aos números a elas correspondentes.

,10 de outubro de 2017

O que é uma unidade de medida?

Na verdade, estamos buscando aqui o conceito de símbolo. Veja o que diz o Dicionário Houaiss:

redução fixada por convenção de valor ger. internacional (p.ex., de eletricidade: coulomb C; metrológica: quilômetro km, quilo kg; da rosa dos ventos: norte N, nor-nordeste NNE, nor-noroeste NNW; da química: selênio Se, sódio Na etc.)

Espaço entre o número e a unidade de medida — quem regulamenta?

No Brasil, seguimos o padrão estabelecido pelo Sistema Internacional de Medidas, o SI.
Quem traz esse padrão até nós e o regulamenta em nosso país é o INMETRO.Unidade de medida

Segundo o CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, subdivisão do INMETRO), o espaçamento entre um número e o símbolo da unidade de medida correspondente deve atender à conveniência de cada caso, sendo assim:

  1. em frases de textos correntes, é dado normalmente o espaçamento correspondente a uma ou a meia letra, mas não se deve dar espaçamento quando há possibilidade de fraude;
  2.  em colunas de tabelas, é facultado utilizar espaçamentos diversos entre os números e os símbolos das unidades correspondentes.

Entende-se que, de acordo com a Resolução nº 12, de 12 de outubro de 1988, convém utilizar um espaço em branco entre número e unidade de medida, ou símbolo.

Inserir um espaço inquebrável entre o número e o símbolo

O Word oferece um pequeno “truque” para que possamos usar o espaço sem que o número fique em uma linha e o símbolo corra para a linha de baixo.
Ele se chama espaço inquebrável e pode ser obtido no editor de texto usando-se o seguinte atalho: CTRL + SHIFT + BARRA DE ESPAÇO.

Para saber mais sobre esses caracteres invisíveis, consulte o post:

https://revisaoprod.wpengine.com/caracteres-invisiveis-o-que-sao-e-como-usa-los-no-word/

Editoras podem ter padrões diferentes

Existem editoras que têm, como padrão próprio, a regra de utilização dessas unidades “coladas” ao número. Isso porque assim são evitadas quebras de linha estranhas, segundo elas.

Bom, nada que uma leitura final do material diagramado não resolvesse, mas isso é assunto para outra conversa. 😉


Escrito porCarol Machado,
em10 de outubro de 2017.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado