Escritores que também foram revisores

Alguns dos escritores mais importantes da literatura brasileira foram também revisores de texto.

,21 de fevereiro de 2019

Que os revisores de texto flertam também com a atividade de escrever textos acho que todo mundo já sabe. Mas quais escritores famosos também ganharam a vida trocando vírgulas de lugar e acertando acentos indicativos de crase? Isso é o que veremos neste artigo!

Escritores revisores

Machado de Assis
Em 1858, foi revisor e colaborador, na Livraria Paula Brito, do periódico Marmota Fluminense. Um ano depois, foi revisor e colaborador do jornal Correio Mercantil.
Fonte: releituras.com/machadodeassis

Graciliano Ramos
Entre 1914 e 1915, Graciliano Ramos trabalhou como revisor de provas tipográficas nos jornais cariocas Correio da Manhã, A Tarde e O Século.
Fonte: releituras.com/graciramos

Ferreira Gullar
Ferreira Gullar trabalhou como revisor em diversas publicações: revista O Cruzeiro, revista Manchete e jornal Diário Carioca.
Fonte: releituras.com/fgullar

Escritores que foram copidesques em jornais

Luis Fernando Verissimo
Iniciou sua carreira de jornalista no jornal Zero Hora em fins de 1966, onde começou como copydesk, além de trabalhar em outras seções. Também foi tradutor durante algum tempo em que morou no Rio de Janeiro.
Fonte: releituras.com/lfverissimo

Marina Colasanti
Marina foi a primeira mulher copydesk do Jornal do Brasil, onde trabalhou.
"O copydesk era um sujeito que tinha um texto não só de alta qualidade, como era um sujeito de cultura, um sujeito de leitura, era um sujeito de conhecimentos (...) que podia pegar aquele texto e transformar em uma coisa muito prazerosa de ler, num texto vibrante, num texto com sabor. O copydesk foi eliminado e o revisor também. Dois desastres, porque um jovem que sai da faculdade não tem esses conhecimentos, não tem essa qualidade de texto..."
Fonte: Programa Sempre um Papo.


Escrito porCarol Machado,
em21 de fevereiro de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado