Em vez de/Ao invés de – não confunda mais!

Quando utilizar em vez de? E o ao invés? Vamos entender as diferenças de significado entre uma expressão e outra segundo a gramática normativa e falar um pouco sobre evolução semântica.

,14 de janeiro de 2013

Em vez de significa em lugar de. Supõe uma substituição.

Por exemplo:

Em vez de sair com a esposa, saiu com a empregada.

ao invés de corresponde ao significado de inverso, contrário. Ou seja, significa ao contrário de, supõe uma oposição.

Exemplo:

Ao invés de chutar para frente, chutou para trás.

Ao invés de ligar a luz, ficou no escuro.

Entretanto, diz Cegalla (1):

A nosso ver, só um gramaticalismo estreito poderia condenar o emprego de ao invés de nas frases do grupo 2 [ao invés de viajar de avião, preferiu ir de ônibus. / Deixei a carta sobre a mesa, ao invés de guardá-la na gaveta], nas quais a dita locução representa um caso de evolução semântica natural, sancionado pela língua de hoje.

Sendo assim, esse é mais um daqueles casos em que se pode escolher qual tipo de construção utilizar. Claro que o contexto e o tipo de texto devem ser levados em consideração, logo, tal escolha deve ser consciente.

(1) CEGALLA, D.P. Dicionário de dificuldades da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lexikon; Porto Alegre: L&PM, 2012.

OLIVEIRA, Édison de. Todo mundo tem dúvida, inclusive você. Porto Alegre: L&PM, 2011.

***

Gostou da dica?

Para acompanhar todos os posts, curta-nos no Facebook!


Escrito porCarol Machado,
em14 de janeiro de 2013.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado