Cinco mentirinhas sobre língua portuguesa

Ao melhor estilo Caçadores de Mitos, no dia da mentira, nós revelaremos verdades!

,26 de junho de 2019

Ao melhor estilo Caçadores de Mitos,  no dia da mentira, nós revelamos verdades!

1. Vírgula é pausa para respirar. Vírgula é um fenômeno sobretudo sintático e a falta dela não deve matar ninguém asfixiado, embora muitas vezes dificulte mesmo a leitura. ;)

2. Nunca existe crase antes de palavras masculinas. Existe! Se antes da palavra está implícita a expressão "à moda de" ou outra palavra feminina. E também diante do pronome "aquele". Exemplos: a) Fez um gol à (moda de) Messi.  b) Refiro-me à moça da esquerda, não à (moça) do meio. c) Dedicou-se àquele trabalho por toda a vida.

3. Til é acento e marca sílaba tônica. Til, minha gente, é sinal gráfico que marca a nasalidade da sílaba. E nem sempre ele marca a sílaba tônica. Lembrem-se da palavra "órfão", por exemplo. :)

4. A palavra "bastante" não é flexionada. Só quando é um advérbio. Quando for um adjetivo, é flexionada e fica "bastantes". Exemplo: Há bastantes dicas na fan page do Revisão para quê?.

5. Gramática é bobagem, só importa a mensagem. E, por exemplo, quando os problemas de gramática atrapalham a compreensão da mensagem? É sempre importante considerar ambos os aspectos: a adequação linguística e o contexto de uso.


*Post escrito com a colaboração da Janice Souza. :)


Escrito porCarol Machado,
em26 de junho de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado