Alguns conselhos sobre currículo

Eu quero conversar com vocês sobre um aspecto bem importante da vida profissional de todo mundo – o currículo.

,26 de junho de 2019

Eu quero conversar com você sobre um aspecto bem importante da vida profissional de todo mundo – o currículo. Esse documento pode abrir portas ou fechá-las rapidamente se não soubermos montá-lo com sabedoria.

Não quero cagar regra passar lições de moral para ninguém, apenas apontar algumas coisas que noto por aí e tentar ajudar no que for possível.

Erros de português

Já vou chutar o balde no aspecto que considero o mais grave de todos. Amigo, se você está procurando uma vaga de revisor de textos, preste atenção: a escrita é o seu primeiro cartão de visitas. Se você já erra na apresentação, o que deixaremos para os trabalhos? Cuidado! Você muitas vezes só terá uma chance de causar uma boa impressão. Não a desperdice por bobagem.

Como você está usando o currículo do LinkedIn?

O LinkedIn tem uma função bem interessante para exportar o currículo em PDF. Claro que não fica um primor de design, mas, se você tiver um perfil atualizado, diagramar um currículo se torna uma tarefa bem mais fácil, pois as informações já estão todas ao alcance.

Em tempo: adicionar todos e todo mundo não me parece ser a forma mais eficiente de se conseguir trabalho por lá. Tente contribuir para a comunidade de alguma forma, compartilhe conteúdos interessantes, mostre-se como alguém interessado por aquilo que faz. Isso provavelmente trará bons resultados.

De que forma você mostra o que sabe?

Revisores não têm um produto para mostrar. Isso dificulta um pouco as coisas. Como eu já disse, a escrita é um bom caminho para demonstrar competência na sua especialidade. O Revisão para quê?  surgiu da necessidade de mostrar um pouco do nosso trabalho, por exemplo.

Outras sugestões

Se você me permite dar algumas dicas (sugestões pessoais, não tenho nenhum tipo de formação em recrutamento e seleção)...

  • Vá ao que interessa. Fale sobre você e seus objetivos. Sem muito rodeio. Mostre com quem você já trabalhou e quais tarefas já desempenhou. Simples, direto.
  • Apresentar-se no corpo do e-mail com abreviações como “vc” para uma empresa de revisão de textos não dá. Ser formal demais também não ajuda. Seja natural, leve, use a linguagem a seu favor.
  • Tente se diferenciar de alguma forma. Se você manda um currículo para uma empresa que não está selecionando candidatos, as suas chances já são baixas. Mandar currículo em formato DOC em Arial 12 não o ajudará a ser lembrado quando for realmente necessário. Salve seu currículo sempre em PDF.

Bom, não sou especialista, mas recebo alguns currículos e às vezes tenho vontade de dar esses toques para as pessoas. Espero que lhes seja útil de alguma forma. =)


Escrito porCarol Machado,
em26 de junho de 2019.
Mestra em Ciências da Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Letras pela PUCRS. Revisora desde 2008. É autora do Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante e coautora do Revisão de Textos Acadêmicos - boas práticas para revisoras, estudantes e a academia.
Foto deCarol Machado